Relacionamento

É possível continuar a amizade após o término de um relacionamento?

Psicóloga garante que sim, desde que haja maturidade entre as partes.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
Psicóloga diz que sim, desde que haja maturidade.
Psicóloga diz que sim, desde que haja maturidade. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Terminar um relacionamento e manter a amizade entre as duas partes exige muito esforço. Embora pareça quase impossível, a psicóloga Diana Régia Meireles garante que com maturidade e, sabendo respeitar o espaço do parceiro, é possível florescer uma amizade após o término de um relacionamento amoroso.

“Nem sempre as pessoas estão preparadas, o que ocorre devido a uma grande carência. Muitas vezes, quando se termina um relacionamento, um dos dois lados não queria terminar. Então, nesse caso é mais difícil manter a amizade”, afirma, ressaltando que quando o término é de comum acordo é mais fácil. Ela lembra, também, que o vínculo pode ascender a esperança de uma possível volta, o que pode não acontecer e tornar a situação mais dolorosa.

Para a especialista, a maior dificuldade de manter a amizade após o fim de um relacionamento, ocorre quando um dos lados não está bem resolvido. “A mágoa, angustia e não aceitação do fim, faz com que a amizade não continue. Essa dificuldade é ainda maior quando a pessoa é muito possessiva, muito violenta, o que torna a situação perigosa”, alerta a psicóloga.

Terminar um relacionamento e manter o vínculo de amizade exige muita maturidade de casal. “É preciso saber até aonde um relacionamento vale a pena e ter a maturidade de aceitar o fim. Mesmo que a amizade não continue, no mínimo, torcer pela felicidade do outro”, diz a psicóloga que lembra, ainda "que muitas vezes não vele a pena realmente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.