Cultura Afro

Cultura afro é destaque em evento da UFMA

A festa é uma iniciativa dos professores em greve e de alunos.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

IMPERATRIZ – Na noite desta sexta-feira (19), a partir das 19h, haverá a Noite dos Tambores, na área de vivência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus centro.

A festa é uma iniciativa dos professores em greve e de alunos da UFMA. O evento cultural tem o objetivo de combater o preconceito religioso e, mostrar para a sociedade que apesar da greve, a comunidade acadêmica não está parada.

O evento terá a apresentação dos grupos culturais Tenda Santa Bárbara, de Senador La Roque, Tenda São Francisco, de Davinópolis e, Tenda Padre Cícero, de São Miguel do Tocantins.

O professor Salvador Tavares, da Licenciatura em Ciências Humanas, explica que o objetivo é combater o preconceito e valorizar a herança cultural africana. Além disso, ressalta o professor, essa iniciativa está em consonância com a proposta da mobilização dos professores federais em greve.

A categoria, no Maranhão, aderiu ao movimento grevista no último dia 10 de junho. No Brasil, as aulas foram suspensas em mais de 33 universidades.

"Queremos uma aproximação da universidade com os movimentos populares. É um esforço para aproximar universidade e a sociedade através de atividades culturais", destacou professor Salvador.

O movimento reivindica melhores de condições de ensino, combate à precarização da carreira e ao projeto de maior terceirização dos serviços públicos. A atividade Noite dos Tambores é um evento aberto à sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.