Bem-estar

Saiba como identificar os sintomas do estresse

Os principais sintomas são irritabilidade, depressão e ansiedade.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
Os sintomas são irritabilidade, depressão e ansiedade.
Os sintomas são irritabilidade, depressão e ansiedade. (Divulgação /Internet )

IMPERATRIZ – Com a correria da vida moderna, é comum o aparecimento de algumas doenças, como estresse, por exemplo, que costuma aparecer em atividades do dia a dia. A psicóloga Diana Régia explica como identificar os principais sintomas.

“O estresse se desencadeia, exatamente quando a pessoa tem uma demanda de atividades que ela não consegue corresponder. É o desequilíbrio entre aquilo que a pessoa está propondo, seja no trabalho, parte afetiva, ao chamado da vida lá fora, seja a questão financeira por não conseguir pagar dívidas. Essas preocupações vão desencadeando o stress”, afirma a especialista.

Os principais sintomas do estresse são irritabilidade, depressão, ansiedade, entre outras reações emocionais que afetam a qualidade de vida, segundo a psicóloga. “Podemos listar uma série de problemas, como a dificuldade de aprendizagem, dificuldade de concentração, de tomar decisões”, afirma Diana Régia.

Ela lembra, também, que essas reações emocionais desencadeiam reações comportamentais que provocam consequências como: “uso abusivo de álcool, drogas, agressividade e negatividade”.

Diana Régia lista, ainda, algumas reações fisiológicas. “A pessoa estressada fica vulnerável uma série de doenças, como: gastrite, dores lombares, problemas cardíacos, hipertensão e várias reações psicossomáticas”. Diante disso, a especialista aconselha que o estresse precisa ser tratado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.