Ceia de Natal

Nutricionista ensina dicas para uma ceia de Natal saudável

A nutricionista Stefanne Jorge listou algumas dicas para os internautas.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O peru é uma boa opção para as pessoas que gostam de carne.
O peru é uma boa opção para as pessoas que gostam de carne. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – O Natal está chegando, e com ele alguns quilinhos a mais. Manter a forma neste período de festas é um tanto difícil, pois as tradições natalinas trazem uma ceia farta, recheada de calorias. Para ajudar os internautas a não perderem o foco, a nutricionista Stefanne Jorge listou algumas dicas.

A especialista chama a atenção, principalmente para as pessoas que estão de dieta. “Essas pessoas precisam ter alguns cuidados. Para começar, é bom evitar está beliscando ou ir com muita sede ao pote. É sempre bom fazer um lanche antes da ceia, isso ajuda a equilibrar a ansiedade”, recomenda, lembrando que esse lance precisa ser leve.

“Pode ser um iogurte natural, pedacinho de coco, ajuda a dá uma certa saciada até o horário da ceia”, completa a nutricionista, ressaltando que é possível sim, apostar em refeições nutritivas e saborosas, sem abrir mão do que está à mesa, sem ganhar peso.

Para Stefanne, a principal dica é saber dividir o prato, sendo a metade dele com saladas cruas e cozidas. Outra dica é fazer substituições. “Ao invés de petiscar nozes, amêndoas e amendoim antes do prato principal, rechear o arroz com grãos, como leguminosas para dá uma enriquecida” recomenda, acrescentando que este prato com saladas e frutos da época é bastante saudável e não faz ganhar pelo.

A profissional lembra, ainda, que limão, manjericão, alecrim podem ser usados como tempero, que além de ajudar a incrementar o prato é muito saudável. “Esses ingredientes dão toque especial ao sabor e ajudam não exagerar no sódio” ressalta.

As ressalvas servem também quando o assunto é bebida. A dica é não exagerar nas bebidas alcoólicas. “Só lembrando que uma latinha de cerveja tem por volta de 125, 150 calorias por latinha”, diz Stefanne Jorge, que lembra: “a principal dica é o equilíbrio. Preferir uma carne mais magra, o peru é uma boa opção para as pessoas que gostam de carne”, finaliza.

Outras dicas

• Ingerir frutas e saladas cruas antes de cada refeição;

• Não deixe de fazer as atividades físicas. Nas semanas de Natal e Ano Novo intensifique suas atividades, mas sempre com orientação profissional;

• Para diminuir a quantidade de gordura do famoso Peru de Natal, dispense a manteiga e opte por temperos lights, a carne sequinha da ave é uma ótima combinação com frutas frescas (abacaxi, ameixa, manga, laranja e outras) dispensando assim as frutas em conservas;

• Sirva os assados com saladas tropicais, incorporando pedaços de frutas frescas regadas com molhos leves. No caso de lombo assado retire toda a gordura visível;

• Na hora do churrasco não dispense o mamão e o abacaxi, pois facilitam a digestão;

• Substitua as sobremesas doces e chocolates, por frutas frescas, compota de frutas, gelatinas coloridas, tortas de frutas;

• Bebidas alcoólicas moderadamente;

• No caso de refrigerantes prefira os diets ou lights, se possível substitua por sucos naturais;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.