Confraternização

Especialista ensina dicas para evitar gafes na festa de fim de ano da empresa

Especialista lista cinco comportamentos que devem ficar de fora das comemorações.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Especialista lista cinco comportamentos que devem ficar.
Especialista lista cinco comportamentos que devem ficar. (Reprodução /Internet )

Festas de fim de ano são ótimos momentos para reforçar o espírito de união das equipes no ambiente corporativo. No entanto, muitos colaboradores confundem a reunião com momento de lazer e acabam se comportando de maneira inadequada.

“Claro que o funcionário deve se divertir, mas não pode se esquecer de que está em um ambiente de trabalho, sendo observado por seus gestores”, diz a especialista em etiqueta social Flávia Mastrobuono.

Para os que vivem com medo do fantasma da demissão pós-festa de final de ano, a especialista listou cinco dicas para manter a imagem limpa diante dos chefes. “Nestas reuniões tudo está em jogo. É um momento político, que pode ajudar ou matar de vez a trajetória do colaborador na companhia”, explica Flávia.

1) Deixe o telefone celular na bolsa: Nos eventos corporativos que visam comemorar tanto os resultados alcançados quanto o convívio com os colegas colaboradores, devemos mostrar que estamos satisfeitos em celebrar aquele momento. Usar os celulares ininterruptamente para acessar suas redes sociais mostrará que você preferiria estar em qualquer outro lugar, menos ali. Use o celular apenas para registrar as selfies, já tão habituais quanto esperadas pela própria 'galera' do escritório.

2) Vista-se adequadamente: O bom gosto com que você se veste traduz muitas informações sobre você. Quando a roupa é adequada à ocasião, quem aparece é a pessoa, pois o traje a destaca e a valoriza. Mulheres devem evitar roupas provocantes, ou seja, decotes, transparências, modelos justos ou curtos demais, pois ambiente de trabalho não é um local para se insinuar. Os homens devem ir vestidos de acordo com o lugar e o tipo de evento: sandália, bermudão ou tênis, só se a festa for em praia ou sítio.

3) Beba com moderação: Beber demais pode dar a entender que a pessoa não tem limites e autocontrole e, para os que se imaginam crescendo na organização, este comportamento não ajuda em nada. Lembre-se: se você for o assunto do dia seguinte, isto não é positivo!

4) Evite brigas e discussões: Qualquer tipo de desentendimento não deve fazer parte de momentos de integração. Assuntos polêmicos e desagradáveis devem ser evitados.

5) Sem casquinha: Evite intimidades com colegas de trabalho, como dançar agarradinho. Ceder à tentação pode ser motivo de transtorno posteriormente. “Para uma fofoca rodar a empresa não leva mais que um minuto pelas redes sociais”, enfatiza a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.