Cinema

Quer ser dublador? Saiba segredos e curiosidades da profissão

Júlio Monjardim explica o processo para quem tem interesse de seguir a carreira.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Júlio Monjardim explica o processo sobre a carreira.
Júlio Monjardim explica o processo sobre a carreira. (Foto: MF Models Assessoria )

IMPERATRIZ – Para ser dublador, é preciso ter além de uma voz boa, ser um ator profissional. Um dos maiores diretores do ramo no país revela segredos da profissão de dublagem. Júlio Monjardim explicou o processo para quem tem interesse de seguir a carreira.

O renomado diretor da dublagem brasileira, lista algumas dicas importantes. "Para ser dublador precisa ter uma boa dicção, ler bem, interpretação e sincronismo. Responsabilidade com os horários e ser flexível, pois quando entra no estúdio, você pode interpretar um drama, no outro, pode ser uma comédia, tem que estar bem preparado para ter essa dinâmica, variações de interpretações no mesmo dia. Tem que ser ator formado, com DRT, mas precisa estar preparado, exige-se curso de dublagem também", explica Júlio Monjardim.

O diretor também falou sobre curiosidades como o processo de seleção de vozes para a dublagem de uma personagem. “Quando um diretor pega um filme, ele faz a produção de todo filme, ele escolhe o elenco e escala os dubladores. Não necessariamente precisa ter uma voz bonita para ser dublador. Mas é claro que se pego um filme com um cara grande e forte, não colocarei nele uma voz fina, exceto que seja uma comédia, apesar de ter toda a autonomia para colocar a voz que eu quiser”, conta o diretor.

Júlio também comentou a renovação de dubladores e da dificuldade de atuar com iniciantes, por conta de prazos espremidos e a responsabilidade da produção da dublagem dos filmes. “É complicado, temos dificuldades atualmente para trabalhar com gente nova, por que não posso arriscar com prazos e esperar a adaptação. Então já temos alguns profissionais experientes que acabam sendo escalados com mais frequência, revela Júlio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.