IMPERATRIZ – Os ovos de Páscoa são uma verdadeira tentação nesta época. A variedade de ovos de chocolates, de diversos formatos e tamanhos são disponibilizados no comércio, o que aumenta, ainda, mais a tentação. Para você não se deparar com resultados desagradáveis depois do feriado, a nutricionista Camila Sampaio, dá dicas e alerta sobre o consumo deste alimento.
A especialista ressalta que ovos feitos com ingredientes alternativos, com maior porcentagem de cacau, livres de lactose e glúten são algumas das variações para quem não quer engordar.
“Chocolates diet (zero açúcar e zero lactose) e chocolates amargos, com um teor maior de cacau, possuem uma quantidade reduzida de açúcar e, consequentemente, de gorduras, são os menos prejudiciais”.
Outra orientação da nutricionista é optar por versões mais simples e não as trufadas ou recheadas. “Se a escolha não for pelo chocolate amargo ou com 70% de cacau, que pelo menos seja um ao leite simples. Os recheios tendem a deixar o ovo ainda mais calórico”, alerta.
Camila lembra que o chocolate, como todos os alimentos, requer disciplina e que o excesso pode provocar danos à saúde. “Neste período de Páscoa todo mundo faz o consumo de chocolate, então, as dicas são ovos de Páscoa com um teor maior de cacau e, consequentemente, um nível menor de açúcar. É sempre recomendável prestar atenção no rótulo”, aconselha. Ela lembra, ainda, que o prazer de comer o chocolate precisa está aliado aos cuidados com a saúde.
Em relação à quantidade, Camila não indica ao certo o ideal, apenas ressalta que a pessoa precisa ter o bom senso e não abusar. “Se a pessoa está fazendo dieta para perder peso, então essa pessoa vai comer um pouquinho menos, como o chocolate diet e o amargo”.
Excessos
Se você exagerar durante a Páscoa, Camila recomenda que, na semana seguinte, a pessoa coma alimentos mais leves, como frutas ricas em fibras, verduras, beber bastante água e suco natural para hidratar o corpo.
Além disso, deve-se dar preferência as refeições com carne branca, legumes e saladas. Outra dica é a lei da compensação que, é quando, a pessoa exagera num dia e desconta no outro. “Essas medidas ajudam a limpar o organismo naturalmente”, reforça.
Saiba Mais
- Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
- Chocolate mais 'amargo': com ovos mais caros, varejo espera queda de 1,4% na Páscoa
- Veja a diferença nos preços de ovos de chocolate e mais produtos da Páscoa
- Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa
- Confira dicas e cuidados para compras no período da Páscoa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.