"Não tenho nada a esconder"

Governador do RS, Eduardo Leite, assume ser gay em ''Conversa com Bial''

Político assumiu publicamente sua sexualidade.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Governador mais jovem do Brasil falava das prévias do seu partido político, diante das eleições que acontecerão em 2022.
Governador mais jovem do Brasil falava das prévias do seu partido político, diante das eleições que acontecerão em 2022. (Foto: Reprodução / TV Globo )

BRASIL – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de 36 anos, assumiu publicamente sua homossexualidade. O anúncio foi feito durante o programa ‘Conversa com Bial’, com o apresentador Pedro Bial, na TV Globo, nessa quinta-feira (1º).

Leia também:

Carl Nassib é o primeiro jogador de Futebol Americano a se declarar gay

Taiwan é primeiro país da Ásia a legalizar casamento gay

O governador mais jovem do Brasil falava das prévias do seu partido político, diante das eleições que acontecerão em 2022 e falou pela primeira vez em rede nacional sobre a sua homossexualidade. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, afirmou.

Eduardo Leite disse entrevista que vinha sendo alvo de críticas e que preferiu encerrar de vez as especulações sobre sua sexualidade. “Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, os meus questionamentos, mas foi um processo, para mim, de aceitação, de entendimento, afinal também fui criado dentro de uma cultura que tentou dizer para mim e pra todas as pessoas que isso era errado”, disse.

O apresentador Pedro Bial afirmou que esse foi um momento histórico na política brasileira. “Tenho 40 anos de jornalismo e um fato desse podia há 20 anos acabar com a carreira de um político. Olha como o mundo mudou, que bom que o mundo mudou”, disse Bial.

O governador afirmou que a sua sexualidade não interfere na política e nem no seu modo de governar. “Passado esse processo e uma vez que eu tinha entendido isso para mim, na política, eu nunca criei um personagem. Nunca disse as outras pessoas que não era gay. Eu simplesmente não falava sobre assunto. A minha orientação sexual toca na minha vida e a política é como eu posso tocar na vida dos outros. O que eu posso transformar as pessoas é com a minha capacidade como gestor e não por ser ou não gay”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.