Supertição

Alimentos prometem trazer prosperidade no Ano Novo; veja lista para usar na ceia de réveillon

Frutas, grãos e carnes trazem sorte, quando comidos na virada do ano, segundo superstições.
Na Mira31/12/2020 às 11h10

Com o fim do ano de 2020, muita gente deve estar pensando em o que fazer para que 2021 chegue mais próspero trazendo mais saúde, paz, amor, dinheiro, trabalho e oportunidades, há quem recorra a tradições e simpatias para ajudar a garantir um novo ano cheio de boas vibrações.

Segundo algumas crenças populares de alguns países, na virada do ano não se deve comer nenhum tipo de carne de animais, que andem para trás, como aves, porque estes animais representam um atraso de vida.

O porco simboliza progresso por nunca se mover para trás. Por isso, a carne de porco é uma das comidas mais pedidas no Ano Novo.

"Um porco inteiro, no centro da mesa também representa a abundância", diz a tradição.

O porco simboliza progresso.

Boas vibrações

Culturas que vários países acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Segundo os japoneses, peixes são um símbolo de fertilidade por sua capacidade de produzir uma grande quantidade de ovos.

No Brasil, a tradição é servir o bacalhau nos jantares de fim de ano. Na China, vale servir peixes inteiros, com rabo e cabeça, para garantir um bom ano do início ao fim.

"Qualquer pescado, consumido na ceia, simboliza a abundância", dizem os chineses.

Peixes são um símbolo de fertilidade.

Prosperidade e dinheiro

De acordo com uma tradição italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes, a lentilha deve ser a primeira coisa consumida no Ano Novo, assim que o relógio bater meia-noite, "para que não falte dinheiro e haja prosperidade no ano que se inicia".
A explicação para essa tradição é que o formato do grão de lentilha se assemelha ao de uma moeda.

Lentilha simboliza prosperidade e dinheiro.

Outra simpatia bastante conhecida pelos brasileiros é a de comer romã na virada de ano. A romã é uma fruta que possui muitas de sementes, e também é associada à fartura, fertilidade e prosperidade.

Segundo a tradição depois de comer a fruta, à meia-noite, sejam guardadas três sementes de romã embrulhados em um papel, que deve ficar guardado dentro da carteira, durante todo o ano.

Guardar sementes de romã e uva na carteira "traz dinheiro" no ano que se inicia.

A uva é relacionada à prosperidade e boa sorte. De acordo com a tradição, "é preciso comer 12 uvas após a virada do ano". Da mesma forma que guardar as sementes da romã, ter as sementes de uva na carteira "traz dinheiro" no ano que se inicia.

Na Espanha, existe uma tradição que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. "Se a terceira uva é amarga, por exemplo, março pode ser um mês difícil", dizem os espanhóis.

Acredita-se também que consumir frutas como laranja e tangerina, por serem redondas e terem a cor próxima ao tom do ouro. Da mesma forma que as uvas, cada fruta representa um mês. Caso uma esteja azeda ou amarga, presta-se atenção redobrada ao mês correspondente.

Laranja e tangerina, simbolizam riqueza por serem redondas e terem a cor próxima ao tom do ouro.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.