RIO DE JANEIRO - Val Marchiori foi condenada, através de uma decisão da 3ª Vara Cível da Ilha do Governador, a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais à cantora Ludmilla. No Carnaval de 2016, a socialite fez um comentário racista durante uma transmissão da Rede TV.
“A fantasia está bonita, a maquiagem... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente!”, afirmou a socialite sobre Ludmilla, que desfilava pela Salgueiro com uma fantasia que tinha um aplique no cabelo.
Val Marchiori já havia sido condenada pela mesma fala em uma decisão anterior, mas na decisão atual, a juíza Françoise Picot Cully afirmou que houve ofensa à honra de Ludmilla e de outras mulheres negras.
“Ao pontuar que o cabelo crespo visualizado no vídeo parecia com 'bombril', a primeira ré desqualificou um traço típico da raça negra, e ofendeu a honra subjetiva da autora. No cenário indicado, conclui-se que estão reunidos os elementos determinantes da formação do dever de indenizar”, diz a decisão.
A juíza classificou que a fala de Val Marchiori trata de maneira pejorativa um traço associado aos negros. “A primeira ré, ao atuar como comentarista de carnaval em rede aberta de televisão, colocou-se a tecer comentários pejorativos, de cunho racista, ao comparar o cabelo da autora com a palha de aço conhecida pela marca bombril. Neste ponto, é notório que são as pessoas de pele negra, majoritariamente, que apresentam cabelos 'armados' e volumosos, como uma de suas características peculiares, identificadoras da raça. Ao pontuar que o cabelo crespo visualizado no vídeo parecia com bombril, a primeira ré desqualificou um traço típico da raça negra, e ofendeu a honra subjetiva da autora”, afirma.
O valor foi definido com base nos ganhos financeiros de Val Marchiori. A decisão prevê o pagamento dos R$ 30 mil com correção monetária a partir da publicação da sentença e juros desde a data em que o comentário foi proferido. O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) informou que cabe recurso da decisão.
Saiba Mais
- Ludmilla é confirmada na 29ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo
- Zuri, a primogênita de Ludmilla e Brunna Gonçalves, nasceu em Miami
- DJ Steve Aoki posta foto ao lado da cantora Ludmilla e propõe parceria: "Hora de lançar o que temos trabalhado"
- Ludmilla apresenta 'Numanice' em Belo Horizonte e confirma novo álbum
- Ludmilla e Brunna Gonçalves usam tecnologia para compartilhar momento especial com a família
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.