Arte e cultura

Museus do Maranhão oferecem programação virtual na 18ª Semana de Museus

A ação mostra os museus como canal de intercâmbio cultural.
Na Mira, com informações da Secma19/05/2020 às 08h34
Museus do Maranhão oferecem programação virtual na 18ª Semana de MuseusA Casa de Cultura Josué Montello abriu a exposição virtual de peças do acervo museológico do Museu Biográfico Josué Montello. (Foto: reprodução)

MARANHÃO - Para marcar o Dia Internacional dos Museus, comemorado nessa segunda-feira (18), alguns museus do Estado irão oferecer programação virtual com exposição e atrações pela internet. As atividades fazem parte da 18º Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus os museus tiveram que suspender temporariamente as visitações. Mesmo assim as instituições estão buscando formas alternativas para manter suas atividades por meios virtuais.

Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a 18ª edição da Semana Nacional de Museus reforça a importância dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.

A Casa do Maranhão apresentará pelas suas redes sociais várias ações relacionadas com seus saberes e fazeres desde o ano de 2015. São dados, informações gerais e curiosidades sobre a cultura do Maranhão nas suas mais variadas formas de expressão.

A Casa de Cultura Josué Montello abriu nessa segunda (18), exposição virtual de peças do acervo museológico do Museu Biográfico Josué Montello. O Museu foi inaugurado em 2016 e possui cerca de 3000 peças. São objetos pessoais, peças de vestuário, numismática, livros, troféus, estátuas, iconografia, adornos em vidro, madeira e bronze, material audiovisual, utensílios de decoração e mobília do antigo apartamento que servia de acomodação ao escritor e esposa quando vinham à São Luís. O conteúdo pode ser conferido pelo Instagram @cjosuemontello.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão fará retrospectiva das edições passadas, realizadas em conjunto pelas instituições museológicas do Estado no Instagram @museuhistoricoeartistico

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cada ano a ICOM escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.