Ícone do samba

Conheça "Pretexto", novo clipe em ritmo jamaicano de Toinho Melodia

"Toinho Dub" tem produção musical do baixista Pedro Lobo.

Na Mira, com informação da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Toinho canta em uma levada “early reggae”, construindo um potente diálogo entre xote, reggae e samba.
Toinho canta em uma levada “early reggae”, construindo um potente diálogo entre xote, reggae e samba. (Foto: Merylin Esposi )

BRASIL - Duas semanas após lançar o clipe “Liberdade Sofrida”, o sambista da velha guarda Toinho Melodia apresenta o segundo vídeo do projeto “Toinho Dub”, que promove o encontro do compositor com a música jamaicana.

Na regravação da clássica “Pretexto”, sucesso de seu primeiro disco e que dá título ao novo clipe, Toinho canta em uma levada “early reggae”, construindo um potente diálogo entre xote (ritmo presente no arranjo original da canção), reggae e samba. A faixa estará disponível nas plataformas para os ouvintes a partir de 1º de maio.

Em “Toinho Dub” o compositor “paulibucano” apresenta suas músicas, compostas originalmente em ritmos como samba, xote e baião, com nova roupagem em arranjos de reggae, dub e ska, realizando uma fusão original entre vertentes musicais do Brasil e da ilha caribenha.

A banda que acompanha Toinho nesta empreitada é liderada pelo baixista Pedro Lobo (Braza) e mescla músicos que passeiam entre as sonoridades do samba e do reggae e são integrantes de bandas de destaque na música contemporânea como Black Mantra, Buena Onda Reggae Club, Samuca e a Selva, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Conjunto Picafumo.

É assim que baixo, bateria, guitarra, teclado, trombone, trompete e percussão conferem novas camadas sonoras às composições pungentes e líricas deste que é um ícone do samba da cidade de São Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.