Mais uma partida!

Mãe de Jorge Fernando, Hilda Rebello, morre dois meses após o filho

A atriz estava internada desde o dia 7 de dezembro, com quadro de infecção respiratória.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Hilda Rebello com o filho Jorge Fernando. / Foto: Frederico Rosário/TV Globo.
Hilda Rebello com o filho Jorge Fernando. / Foto: Frederico Rosário/TV Globo.

Dois meses após a morte do ator e diretor Jorge Fernando, a mãe dele, Hilda Rebello também morreu. A atriz, de 95 anos, faleceu na UTI do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internada desde o dia 7 de dezembro, com quadro de infecção respiratória.

A família comunicou a morte por meio de nota: "Gostaria de informar que nossa amada e doce atriz Hilda Rebello - mãe, avó, bisa e amiga de todos - faleceu hoje. Descanse em paz matriarca dos Rebellos. Corre pros braços do seu filho querido, Jorge Fernando".

Ainda segundo a família da atriz, Hilda Rebello será velada nesta segunda (30), das 10h às 13h30, na Capela 1 do Crematório da Penitência, no Caju. Após a cerimônia de velório, a atriz será cremada.

No último de 22 de dezembro, os familiares da mãe de Jorge Fernando pediram orações pela matriarca, por meio das redes sociais, pois o estado de saúde dela era grave. "Desde da partida do seu filho Jorge Fernando tem sido difícil se manter forte e agora, aos 95 anos, precisa reverter um quadro complicado de infecção respiratória. Vamos vibrar por ela que é tão iluminada, doce e amada! Obrigada a todos".

Hilda Rabello realizou sonho de ser atriz na década de 1980. / Foto: Estevam Avellar/TV Globo.
Hilda Rabello realizou sonho de ser atriz na década de 1980. / Foto: Estevam Avellar/TV Globo.

Dona Hilda, que completou 95 anos no dia 1º de dezembro, teve seu quadro de saúde agravado após a morte de Jorge Fernando em 27 de outubro deste ano. O ator e diretor morreu devido a uma parada cardíaca em decorrência de uma “dissecção de aorta completa”. Dois meses depois da partida do filho, a atriz nos deixou, deixando um legado de alegria, bom humor e memoráveis atuações.

Hilda Rabello começou sua carreira como atriz profissional, aos 64 anos, nas novelas dirigidas por Jorge Fernando. O primeiro papel dela foi com a personagem Ama Zefa, na novela “Que Rei Sou Eu?” da TV Globo, em 1989. Depois desse, muitos outros papéis foram interpretados pela atriz, todos na TV Globo, como: Hermínia de “Vamp”, em 1991; Violante de “Deus nos Acuda”, em 1992; Matilde de “Chocolate com Pimenta”, em 2003; e Dona Filó de “Alma Gêmea”, em 2005.

Hilda Rebello, como Matilde, em cena da novela Chocolate com Pimenta (2002) ao lado de Cláudio Corrêa e Castro. / Foto: Divulgação/TV Globo
Hilda Rebello, como Matilde, em cena da novela Chocolate com Pimenta (2002) ao lado de Cláudio Corrêa e Castro. / Foto: Divulgação/TV Globo

As atuações mais recentes de Hilda Rebello foram em 2015, na novela “Alto Astral”, como Dona Aurora, e em 2016, na novela “Haja Coração”, como Dona Marieta.

No cinema, a mãe de Jorge Fernando atuou em cinco filmes. O papel mais marcante dela nas telonas foi como a "avó do Menino Maluquinho", em “Menino Maluquinho - O Filme”, de 1995, que foi dirigido por Helvécio Ratton.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.