Dicas

Veja como cair na folia com a saúde bucal em dia

Veja alguns cuidados importantes para a saúde da sua boca neste período.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A hidratação é fundamental para a saúde geral durante os dias de folia.
A hidratação é fundamental para a saúde geral durante os dias de folia. (Foto: reprodução)

BRASIL - O Carnaval está chegando e para muitos é uma época de pura diversão. Desfiles de escolas de samba, blocos e bailes atraem milhares de foliões por todo o país, que na euforia de aproveitar as festas podem esquecer alguns cuidados básicos com a saúde.

A falta de hidratação, alimentação desregrada e o excesso de bebida alcoólica são exemplos de atitudes que acarretam prejuízos, inclusive para a saúde da boca.

Com intuito de aproveitar o Carnaval sem qualquer dano à saúde bucal, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apresenta algumas sugestões. Lembrando que as visitas frequentes ao cirurgião(ã)-dentista e a manutenção da higiene são imprescindíveis para prevenir vários incômodos e doenças.

Não descuide da hidratação

A hidratação é fundamental para a saúde geral durante os dias de folia, principalmente para quem vai passar horas em blocos e bailes de Carnaval. O baixo consumo de água pode ocasionar, por exemplo, o desagradável mau hálito.

“A falta da hidratação pode causar ressecamento e interferir no hálito. A ingestão de água é importante na manutenção da qualidade e quantidade de saliva para fazer a lavagem fisiológica (natural) da boca”, aponta a cirurgiã-dentista Rosileine Uliana.

Ela diz que para evitar o problema a recomendação é beber de dois a três litros de água por dia, principalmente quando a temperatura está elevada ou se gasta muita energia como nas festas de Carnaval.

“Ingerir sucos e frutas que contenham água, como a maçã, a pera e o abacaxi, usar o fio dental corretamente, fazer a raspagem da língua duas vezes ao dia são outras atitudes importantes para manter o hálito saudável”, completa a profissional.

Vale ressaltar que, no caso de mau hálito persistente, a recomendação é procurar o(a) cirurgião(ã)-dentista, pois pode ser um indício de outros problemas bucais como as doenças periodontais.

Mantenha a escovação em dia

A higiene, com o uso do creme, escova e fio dental, é a maneira mais eficaz de evitar os problemas bucais. Dessa forma é importante escovar os dentes sempre após as refeições e quando a prática não for possível, tomar algumas medidas simples, como fazer um bochecho com água para eliminar os excessos e evitar a ingestão de bebidas e alimentos que são mais prejudiciais.

“Quando a pessoa sabe que não vai escovar os dentes por muitas horas, o ideal é evitar o consumo de açúcares e carboidratos. Eles são os combustíveis que as bactérias precisam para sintetizar as toxinas que causam as doenças na boca”, explica o cirurgião-dentista Ricardo Jahn.

Importante destacar que quem mantém visitas regulares ao cirurgião(ã)-dentista tem sempre menor probabilidade de desenvolver qualquer problema. “A pessoa que tem boa rotina de cuidados, não se prejudica por um ou outro dia que fuja dela.”, avisa o cirurgião-dentista Marcelo Cavenague.

Cuidados na hora do beijo

No Carnaval, muita gente perde a inibição e aproveita a folia para namorar. Mas, é preciso ter cuidado, pois pelo beijo há a possibilidade de contrair alguns problemas de saúde.

“Algumas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelo beijo. Contudo, nem todas as que são transmissíveis pela saliva são conhecidas”, alerta o cirurgião-dentista Fabio Abreu.

Se a pessoa tem o conhecimento de que é portadora de uma doença infecciosa a recomendação é de que evite o beijo. Para quem desconhece, entre as mais comuns estão a Candidíase, a Herpes simples e a Mononucleose.

“A Candidíase, é uma infecção fúngica, popularmente conhecida como sapinho. A Herpes simples é uma infecção viral e pode ser transmitida principalmente se o indivíduo apresentar as lesões em atividade. A Mononucleose ou doença do beijo é causada pelo vírus Epstein-Barr, que provoca febre, dor e inflamação da garganta, placas esbranquiçadas e ínguas no pescoço. As lesões são mais comuns em adolescentes e adultos”, descreve o profissional.

Ele destaca que outras partes da boca também merecem atenção como a gengiva, língua e lábios. “Como nessa época faz muito calor, a recomendação é utilizar os protetores labiais, pois o sol pode causar queimaduras intensas, principalmente na porção inferior”, avisa.

Excessos devem ser evitados

Os profissionais também recomendam cautela na ingestão de bebidas alcoólicas durante o Carnaval. Elas costumam aumentar a acidez da boca, propiciando um ambiente convidativo para a aparição de problemas como a cárie. “O excesso ainda pode favorecer a redução do fluxo salivar, interferindo no hálito”, destaca Rosileine Uliana, cirurgiã-dentista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.