Cinema

Ancine destina R$ 70 milhões para chamada pública de projetos audiovisuais

Brasil de Todas as Telas irá financiar projetos audiovisuais independentes.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), anunciou, na última segunda-feira (31), a abertura das inscrições para a Chamada Pública Ancine/FSA nº 01/2016 - Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, que funciona na modalidade de fluxo contínuo, para parceria com governos de Estados e prefeituras de capitais.

Para as ações previstas nesta chamada pública, serão comprometidos recursos financeiros do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) até o limite de R$ 70 milhões.

Com o edital, o Programa Brasil de Todas as Telas irá financiar, de forma complementar, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), projetos audiovisuais independentes selecionados em editais promovidos por órgãos e entidades da administração pública estadual, do Distrito Federal e das capitais das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Esta é a terceira edição da linha, que neste ano traz uma importante novidade: projetos de capacitação passam a ser objetos financiáveis. Pelas novas regras, os proponentes podem inscrever propostas de capacitação, como cursos técnicos e profissionalizantes, destinados aos profissionais da região, a serem financiados pelos órgãos ou entidades locais e contabilizados para o cálculo da complementação pelo FSA.

As ações de capacitação deverão ser realizadas, preferencialmente, pelo Sebrae, por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica e pelas unidades de ensino de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como Senai, Senac, Senar e Senat, entre outras instituições públicas de ensino.

"Esse era um desejo também dos agentes do mercado e dos nossos parceiros nos governos estaduais e prefeituras das capitais. O fomento à atividade audiovisual passa pelo incremento da economia local e pela geração de empregos qualificados, diretos e indiretos", explica o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Já os investimentos do FSA serão mantidos especificamente na produção ou distribuição de filmes e séries de televisão. Por meio desses editais conjuntos, a Ancine e os governos locais estimulam a nacionalização da produção audiovisual, viabilizando que obras audiovisuais sejam realizadas em todo o País.

Segue valendo também a regra da proporcionalidade da complementação de recursos oferecida pelo FSA. O aporte do Fundo será até duas vezes os valores aportados pelos órgãos e entidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e até uma vez e meia os valores aportados pelos órgãos e entidades da região Sul e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Na totalidade dessa linha, foram firmadas até o momento parcerias nas 27 Unidades Federativas com mais de 40 órgãos e entidades locais, que lançaram 52 editais, resultando em cerca de 340 projetos audiovisuais selecionados, de diferentes tipologias, gêneros e formatos.

Como participar

Os órgãos e entidades interessados em contar com os recursos complementares deverão enviar as propostas de complementação incluindo os seguintes documentos: (1) Ofício de Intenção - Anexo I; (2) Formulário de Apresentação - Anexo II; (3) Formulário de dados regionais – Anexo III (não obrigatório); (4) Proposta de Minuta de Edital; (5) Minuta do contrato de investimento que deverá estar anexa ao Edital; e (6) Diagnóstico local, no caso de a proposta incluir ações de capacitação técnica profissional.

As propostas devem ser enviadas para o Escritório Central da Ancine, por serviço de encomenda expressa com aviso de recebimento (AR), ou entregues por portador, em envelope lacrado, seguindo as orientações dispostas no edital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.