Processo Seletivo

BNDES habilita 354 projetos para Edital de Cinema 2016

Iniciativa beneficiará mais de 20 projetos, entre curtas e longas.

Divulgação/Ancine

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A novidade no edital deste ano foi a categoria curta de animação, que recebeu 49 propostas.
A novidade no edital deste ano foi a categoria curta de animação, que recebeu 49 propostas. (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - O processo seletivo do Edital de Cinema 2016, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está na fase de julgamento técnico. Das 387 propostas recebidas na primeira fase, para análise documental, foram habilitados 354 projetos.

A iniciativa beneficiará com R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, 21 projetos cinematográficos (curtas e longas metragens) nas categorias de animação, ficção, documentário, coprodução com América Latina e finalização.

A novidade no edital deste ano foi a categoria curta de animação, que recebeu 49 propostas. Além disso, foram inscritos 15 projetos na categoria longa de animação, 44 de ficção no grupo I, 134 de ficção no grupo II, 75 documentários, oito coproduções com América Latina e 29 projetos de finalização. A lista completa está disponível na internet.

Os projetos serão, a partir de agora, avaliados de acordo com critérios técnicos descritos no edital, como potencial de público, potencial de premiação, qualidade do projeto, qualidade do material filmado e viabilidade financeira.

Etapa final

O resultado do julgamento técnico dos projetos está previsto para janeiro de 2017, quando será divulgada listagem (e as notas) de até 40 projetos, de todas as categorias, pré-selecionados para a etapa final do concurso. Nesta fase, de defesa oral, os projetos serão apresentados presencialmente à subcomissão julgadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.