Para ter o loiro divo

Fios platinados ainda são tendência; veja como aderir

O primeiro passo rumo ao loiro platinado consiste na harmonia com o tom da pele.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
O primeiro passo rumo ao loiro platinado consiste na harmonia com o tom da pele, existe um louro para cada mulher, começando do louro natural ao louro platinado que é o grande boom do momento.
O primeiro passo rumo ao loiro platinado consiste na harmonia com o tom da pele, existe um louro para cada mulher, começando do louro natural ao louro platinado que é o grande boom do momento. (Foto: Reprodução/ Internet)

Tendência do último inverno, os cabelos platinados ganharam força no verão e estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres. A fama dos loiríssimos não é de hoje. A atriz Marilyn Monroe, por exemplo, com seu estilo pin-up, sempre foi uma das platinadas mais lembradas de Hollywood. Combinando o tom do cabelo com muito batom vermelho e com os olhos marcados pelo delineador, a estrela dos cinemas ainda inspira muitas mulheres nos dias atuais.

Mas o que muitas pessoas não imaginam é que Marilyn não era loira natural. Ao longo de sua carreira, a atriz usou várias tonalidades de loiro até alcançar o platinado, que a tornou mundialmente conhecida. Ou seja, com os devidos cuidados e técnicas, praticamente qualquer cabelo pode chegar ao tom desejado. Entre as mais novas adeptas do tom platinado estão as atrizes Flávia Alessandra e Leandra Leal, e as cantoras norte-americanas Gwen Stefani e Christina Aguilera.

No entanto, inspirar-se no look das celebridades pode não ser tão simples e requer muita paciência e cuidados com os fios. Mas para aquelas que estão decididas a ter o visual, alguns produtos e técnicas podem ser eficientes, trazendo o tom platinado e a hidratação necessária. Para saber como atingir ou manter os fios quase brancos, o hairstylist, Gil Prando, separou algumas dicas.

Para descolorir

O primeiro passo rumo ao loiro platinado consiste na harmonia com o tom da pele, existe um louro para cada mulher, começando do louro natural ao louro platinado que é o grande boom do momento. Essa etapa requer uma precisa avaliação por um profissional junto com as condições da fibra capilar, pelo menos na primeira vez desta mudança de visual, já que o processo é bastante agressivo para os fios quando o cabelo está ressecado, ou sensibilizado por outros processos químicos anteriores. Por isso, é fundamental investir na reconstrução e hidratação dos cabelos antes de descolori-los. Depois de hidratados, os fios podem ser descoloridos aos poucos e com mais segurança.

A técnica mais comum é o uso do pó descolorante, que pode clarear até oito tons de uma só vez. O método com o pó pode ser adaptado para os cabelos alisados ou com tratamentos químicos. Mas outra opção para descolorir os fios é o uso das colorações clareadoras, que funcionam de forma menos agressiva, já que tratam a fibra capilar ao mesmo tempo que alteram a cor do cabelo.

Esse tipo de produto costuma funcionar muito nos cabelos que não são tratados com processos químicos. Quem usa coloração também deve estar atento à maneira mais eficaz de descolorir o cabelo. Nesses casos, o ideal é fazer a decapagem, técnica que retira os pigmentos artificiais dos fios, ou ir fazendo reflexos, até chegar no tom desejado, sem causar danos aos fios, lembrando que o louro chama muita atenção, com isso é preciso ter fios saudáveis e com brilho.

Vale lembrar que o resultado final do processo de descoloração depende especialmente da estrutura e da pigmentação natural dos fios, mas, uma vez concluída essa etapa, os platinados perfeitos estarão mais próximos do que nunca!

Tonalização e/ou matização

Quando o cabelo é descolorido, o resultado final do clareamento pode não ter atingido o tom desejado, ficando entre o loiro alaranjado ou amarelado (especialmente quando a coloração natural do cabelo é escura). Para anular esse efeito e conquistar o tom platinado, o ideal é tonalizar e/ou matizar os fios para neutralizar os tons indesejados, seguindo sempre as orientações do fabricante que consta na embalagem.

Já para obter os melhores resultados, é interessante escolher os produtos certos.

Pós-platinado

Todo o processo de descoloração e tonalização dos fios rumo ao tom platinado pode fragilizar a fibra capilar. Por isso, é fundamental intensificar a rotina de hidratações e reconstruções para manter o platinado perfeito. Uma ótima dica para evitar que o tom vá se perdendo com o passar do tempo é investir em produtos com reflexos violetas.

Uma vez platinados, o ideal é que os fios sejam retocados na raiz a cada 20 dias ou um mês, dependendo do crescimento do cabelo. Mas basta retocar a despigmentação e a tonalização da raiz para desfilar com o loiro platinado perfeito por aí.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.