Sua Saúde

Saiba qual a relação entre a saúde bucal e do coração

Quanto mais avançada a doença gengival, maior o risco de problemas.
Divulgação/ Assessoria31/07/2016 às 07h26

Para se ter um sorriso saudável e um hálito bom e agradável, é preciso começar por bons hábitos de alimentação – fibras, carnes magras, frutas e bastante água - além de escovar os dentes, usar fio dental diariamente, pelo menos três vezes ao dia, usando cremes dentais e enxaguadores bucais como coadjuvantes na manutenção da limpeza.

Quando isto não ocorre, há acumulo de resíduos alimentares e bactérias, que produzem toxinas para as gengivas e dentes. O resultado desta negligencia, é a doença gengival - também conhecida como gengivite e periodontite - e as caries que atacam o nervo dental, causando profunda dor e até perda dos dentes. De acordo com a Associação Americana de Cardiologia e da ADA (American Dental Association), quanto mais avançada a doença gengival e a periodontite, maior o risco de problemas cardíacos e infarto agudo do miocárdio.

Segundo a especialista em odontologia do Rio de Janeiro Cristina Gottlieb, “acontece que o resultado do ataque das bactérias da placa bacteriana bucal ao organismo gera a proteína C reativa, presente em todos os quadros cardíacos de infarto agudo do miocárdio”, explica.

A dentista ainda diz que, até 30% da população pode ser geneticamente suscetível às doenças da gengiva, o que significa que se alguém na sua família tem a doença periodontal, pode significar uma maior propensão para você.

Fique atento aos sintomas:

- Sangramento durante a escovação e uso do fio dental;

- Gengiva inchada, vermelha e sensível;

- Aftas constantes;

- Retração das gengivas, que passa a impressão de dentes mais compridos;

- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;

- Mau hálito persistente;

- Pus e secreções entre os dentes e as gengivas;

- Dentes ligeiramente amolecidos;

- Abscessos dentais.

“A consulta com seu dentista deve ser regular, mais ou menos a cada quatro meses, para que seja feito uma limpeza completa profissional. Além disso, cuide de sua alimentação, reduza os açúcares e gorduras saturadas”, aconselha a Cristina.

Ninguém resiste a um belo sorriso! Ele alegra o ambiente, as pessoas ao seu redor, a você mesmo. O seu sorriso e, consequentemente o seu corpo, agradecem.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.