Cabelos

Granny hair: veja dicas para aderir à tendência

<i>Hairstylist</i> ensina técnicas para manter a cor e a hidratação do cabelo cinza.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Para manter a saúde dos seus fios, procure um profissional renomado e de confiança.
Para manter a saúde dos seus fios, procure um profissional renomado e de confiança. (Foto: Reprodução/ Internet)

O granny hair, popularmente chamado de cabelo cinza, está fazendo a cabeça de diversas blogueiras e famosas nacionais e internacionais, que já apareceram com a tonalidade da vez em eventos e shows.

Após Lady Gaga, Rihanna, Pink, entre outras celebridades terem aderido à tendência, os profissionais mais bem-conceituados do segmento de beleza começaram a se preparar para atender às vontades de suas clientes e fazer com que o procedimento seja menos agressivo para os fios.

O hairstylist e visagista Gil Prando, ensina e explica sobre algumas técnicas que são utilizadas para manter os fios sempre saudáveis, hidratados e com a coloração impecável mesmo após os processos químicos.

Preparação

Antes de iniciar o procedimento, é importante investir em cuidados que garantam a qualidade da cor, a pigmentação e a saúde dos fios. Por isso, é interessante fazer um teste de mecha a fim de avaliar se a estrutura do cabelo está preparada e forte para receber a química sem danos graves.

Para começar todo o processo, o ideal é aplicar produtos químicos mais suaves produto amino ácidos e queratina. “Este tipo de composto ajuda os cabelos a ganhar mais força e proteção, impedindo que as fibras se quebrem durante a descoloração e os fios enfraqueçam”, comenta Prando.

Clareamento

Todos os tipos de cabelo podem ser submetidos a essa transformação, dos castanhos aos loiros. Entretanto, é necessário passar por um processo de descoloração para chegar ao platinado ou cinza. O tempo para alcançar a cor desejada pode ser longo, dependendo do seu tom natural.

“A quantidade de vezes que os produtos descolorantes devem ser aplicados varia conforme a resposta dos cabelos. Para chegar ao descolorido, o cabelo passa pelos tons de vermelho, laranja e amarelo”, explica o visagista. A descoloração é o produto que mais agride os cabelos e os produtos devem ser ministrados com cuidado. Por isso, a recomendação é que o processo seja feito por um profissional renomado e de confiança.

Manutenção da cor

Descoloração, processo químico e uso do secador são etapas essenciais para chegar ao tom desejado. Por isso, a manutenção da cor e tratamento nos fios é essencial a cada semana para garantir a saúde dos cabelos pois os matizadores aplicados pós descoloração são corantes ou pigmentos que desbotam muito rápidos.

Vale a pena investir em hidratações semanais, que podem ser feitas em casa; é importante realizá-las com profissionais quinzenalmente ou mensalmente, pois nos salões são usados produtos mais intensivos, reconstrutores e poderosos, que não podem ser vendidos para uso doméstico e requerem um conhecimento avançado para a aplicação.

Outra maneira é apostar em shampoos, condicionadores e linhas especialmente desenvolvidas para cabelos tingidos ou com química, já que seus componentes são específicos para estes casos. Na hora de escolher, é possível contar com a ajuda de profissionais que conhecem as características do seu cabelo.

“Uma dica valiosa é pesquisar os tipos de matizadores que existem no mercado e adquirir o indicado para cabelos platinados ou cinzas. Isto faz com que os cabelos, mesmo agredidos pelos efeitos do tempo, sol, mar, piscina, entre outros fatores, voltem ao tom desejado ”, indica Prando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.