Biografias

Jornalista dispara: "Roberto Carlos é o último censor de livro do Brasil"

Em 2007, o cantor conseguiu tirar de circulação os 10 mil exemplares da biografia escrita por Paulo César.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
 Em 2007, Roberto Carlos conseguiu tirar de circulação a biografia
Em 2007, Roberto Carlos conseguiu tirar de circulação a biografia "Roberto Carlos em detalhes" escrita por Paulo César Araújo. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – O escritor e jornalista Paulo César Araújo, autor da biografia “Roberto Carlos em detalhes”, fez uma declaração polêmica durante um debate promovido pela Universidade de São Paulo (USP) nessa terça-feira (31), dia em que o golpe militar completou 51 anos. Paulo César afirmou que o cantor Roberto Carlos é o último censor de livros do Brasil. Em 2007, o cantor conseguiu tirar de circulação os 10 mil exemplares da biografia escrita por Paulo César. Desde então, o biógrafo tenta conseguir a liberação da obra.

Há um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para regulamentar a publicação de biografias, já aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda não votado pelo Senado.

 Paulo César Araújo, biógrafo de Roberto Carlos que teve seu livro retirado de circulação pelo cantor. Foto: Reprodução
Paulo César Araújo, biógrafo de Roberto Carlos que teve seu livro retirado de circulação pelo cantor. Foto: Reprodução

“O momento é outro. Precisamos estar atentos e oficializar isso. Principalmente no meu caso. Como meu livro está proibido e todas as tentativas foram em vão, espero uma mudança na legislação ou uma brecha para tentar trazer o livro de volta. Ele é o último censor de livro no Brasil. É importante falar isso no dia 31 de março “, afirmou Araújo.

O debate, intitulado de “É proibido proibir”, também contou com a participação do biógrafo Julio Maria, que lançou há duas semanas a biografia “Elis Regina: nada será como antes”, com autorização dos filhos da cantora que completaria 70 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.