Bem-estar

Timidez? Insegurança? Como lidar com tais obstáculos

Veja como não padecer destes problemas.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
timidez
timidez (google)

Quem nunca se sentiu incapaz, que é menos do que os outros ou que nunca vai conseguir alcançar uma meta? Esses sentimentos de insegurança podem interferir a vida profissional e social. A insegurança pode afetar o cotidiano do indivíduo negativamente colocando até o bem estar em risco. A partir do momento que a pessoa deixa de fazer algo por medo isso contribui para o aparecimento de problemas de saúde. Segundo a psicóloga e coach Marcella Almeida, a insegurança pode atrapalhar o indivíduo na hora de tomar uma decisão. “Ele começa a colocar empecilhos no seu caminho e acredita que a todo momento que está sendo criticado. Isso diminui a confiança em si mesmo gerando medo e insegurança. Esse sentimentos ainda podem se agravar e fazer com que a pessoa assuma novos medos como de dirigir, fazer uma apresentação no trabalho, enfrentar opiniões e as vezes até de ingressar em um novo emprego, numa nova carreira etc”, afirma.


A insegurança também pode fazer com que o indivíduo não se considere apto de ser feliz ou realizar o seus sonhos. “Entendo que a insegurança faz com que o individuo tenha medo de vivenciar a felicidade, e assim desenvolve crenças e valores de que não é feliz e a partir daí cria diversas situações que possam bloquear os sentimentos de satisfação”, explica a psicóloga.


Como identificar a insegurança?
Esse sentimento pode ser notado quando a pessoa se sente incapaz de realizar determinada tarefa mesmo estando capacitado para a função. “A insegurança é quando a pessoa não consegue desenvolver determinada ideia, por exemplo, durante uma apresentação o indivíduo tem todo o conhecimento sobre o assunto, mas hora de apresentar o projeto ela se sente incapaz e não consegue falar”, esclarece a especialista. Ou ela pode se manifestar de outra forma, como sentir a insegurança ao puxar assunto com alguém numa festa, ir à academia ou fazer qualquer atividade. A insegurança pode surgir na vida do indivíduo por diversos motivos. Se for severa pode haver necessidade de tratamento para que a pessoa consiga levar a sua vida em diante. “O tratamento indicado é a psicoterapia que consiste no desenvolvimento de habilidades para que o indivíduo consiga lidar com seus medos e alcançar o seus objetivos”, sugere Marcella.


Durante a sessão, o profissional também irá tratar o medo psicológico em se expor para ir aos poucos perdendo a insegurança. “É possível perceber que o paciente está lidando melhor com esse sentimento quando ele apresentar sinais de mudança, por exemplo, conseguir fazer uma apresentação no trabalho, iniciar um relacionamento sem colocar empecilhos e aprender a administrar os seus sentimentos diante algumas situações”, conclui a psicóloga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.