Bichos

Alimentos perigosos para a saúde do seu pet

Veja alguns cuidados com o seu bicho de estimação.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(google)

Você acha que seu bichinho pode comer de tudo? Bolachinhas, restos de comida e quitutes nem sempre são boas pedidas para os animais. Por isso, cuidado na hora de fazer um agrado gastronômico para o seu melhor amigo.

Leite: Um potinho para o bichinho? Nem pensar! Filhotes só precisam do leite de suas mães já que não possuem enzimas para a digestão de qualquer outro tipo de leite. O leite de vaca e seus derivados podem fazer muito mal ao bichinho ocasionando graves diarreias. Por isso o melhor é adotar o leite feito especialmente para bichos, à venda nos pet shops.

Ossos: sem dúvida eles adoram, mas é arriscado. Quando o cachorro mastiga um osso acaba por quebrá-lo em partes pontiagudas que podem machucar as gengivas, esôfago, causando até mesmo uma perfuração do estômago ou intestino. Por isso, cuidado! Faça a bicharada se contentar com os ossos feitos de couro ou gelatina.

Chocolate: A teobromina é uma substância presente no chocolate (principalmente nos amargos) que funciona como um poderoso estimulante para os animais. O resultado pode ser desde uma excitação momentânea até taquicardia ou convulsões.

Condimentos: A cebola, por exemplo, é quase um veneno para a maioria dos bichinhos. Ela possui uma substância chamada alicina que destrói os glóbulos vermelhos causando a anemia hemolítica, um quadro que pode comprometer a saúde do bichinho. Já o alho pode ser oferecido, desde que em pequenas doses.

Açúcar: balinhas e doces contribuem para a obesidade, um problema sério para a saúde dos pets. Além disso, podem ocasionar diabetes e favorecer o aparecimento de caries e do tártaro.

Alimentos crus: Carnes cruas (especialmente as vermelhas) podem transmitir doenças. Na dúvida, opte pelos alimentos cozidos.

É triste ver seu bichinho com cara de “pidão”. Mas a verdade é que para a saúde do seu melhor amigo o ideal é oferecer apenas ração ou produtos feitos especialmente para eles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.