Bem-estar

Medo e insegurança: aprenda a enfrentar esses sentimentos

Dicas para não sofrer destes problemas tão comuns.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
(google)

Medo é um sentimento comum, que pode ser definido como uma angústia ou inquietação antes de um perigo real ou imaginário. É importante que se compreenda que para que o medo apareça é necessário algo ou alguém que represente uma ameaça.É um sentimento natural e necessário ao homem - o problema começa quando ele causa sofrimento e prejudica a vida e a carreira da pessoa.

Assim como o medo, a insegurança também é algo muito presente na vida as pessoas. “Um exemplo clássico que acontece na vida profissional que é certa mistura desses dois sentimentos é quando você tem tudo na ponta da língua para a reunião, mas, na hora H, não consegue expor o que pensou. E o que acontece? Aquela sua grande idéia, acaba sendo sugerida por um colega e saudada por todos como a grande solução do problema. A reunião termina e você permanece ali, frustrado e sentindo-se mal. Por que você não falou?” expõe o psicólogo e coach Alexandre Borba.

A resposta não é nenhum mistério: você não falou porque estava inseguro de si, porque sentiu medo. “Vejo várias histórias de profissionais talentosos que perderam boas oportunidades na carreira devido a esse medo - assim como também existem os exemplos de pessoas que não são tão brilhantes assim, mas que por saberem administrar bem seus medos, alcançaram posições de destaque na sociedade”, exalta Borba.

A questão que deve ser pensada é essa: sentir medo é normal, porém, o que diferencia uma pessoa das outras é a forma como ela administra esse sentimento. “O problema é quando o medo é exagerado e traz consigo outros fatores como a insegurança, baixa auto-estima e depressão. É importante estar verificando se o que está acontecendo é realmente uma ameaça ou apenas uma fantasia”, diz.

Para passar por cima desses medos e inseguranças existem atitudes que podem ser tomadas por todos. Uma delas é identificar as situações em que você se sente seguro de si e os seus pontos fortes. “De nada adianta focar apenas nos seus pontos fracos. Ao reconhecer o que existe de bom em si, você se permite ganhar mais confiança própria. Pense no que tem feito bem, nas suas vitórias do passado e no que o deixa feliz consigo próprio – e deixe de lado o que os outros dizem e/ou pensam”, exalta Borba.

Outras atitudes que devem ser tomadas para passar por cima de esses sentimentos é fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas sobre o que o aflige. “As maiores inseguranças surgem quando a pessoa não sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas mais simples de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra parte”, comenta. Outra solução que Borba propõe é que você tenha um ponto de referência: uma pessoa a qual você se espelha e acha que sabe lidar bem com esses momentos.

Por último, mas não menos importante, o especialista aconselha que você dê o primeiro passo – tenha coragem e enfrente o que lhe faz mal. “Nessas horas, o primeiro passo é a parte mais difícil. Não existe uma fórmula exata para lidar com os medos e inseguranças, mas, força de vontade, autoanálise, treino e coragem são atitudes necessárias para passar por cima desses medos. Aprenda a não se proteger de si mesmo: enfrente as suas inseguranças com firmeza”, conclui o psicólogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.