Premiação

Curta maranhense ganha seis prêmios em festival

"Acalanto" foi o grande vencedor do 41º Festival de Cinema de Gramado.

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O curta "Acalanto", produzido pelo publicitário e cineasta maranhense, Arturo Saboia, foi o grande vencedor do 41º Festival de Cinema de Gramado, realizado na noite desse sábado (17). O longa levou seis prêmios, entre eles o de Melhor Filme pelo júri oficial, direção de arte e atriz.

Baseado no conto intitulado "A Carta", do escritor moçambicano Mia Couto, o curta-metragem traz, em seu elenco, os atores Luiz Carlos Vasconcelos (atualmente na novela das seis "Flor do Caribe") e Léa Garcia. A história do longa reproduz as dificuldades vividas por uma senhora analfabeta, que pede a um amigo que leia (e releia) um única carta antiga deixada pelo filho.

Além de ser premiado em Gramado/RS, Acalanto concorreu em seis categorias no Southampton International Film Festival, evento realizado na Inglaterra, foi apresentado no Cincinnati Film Festival, realizado nos Estados Unidos no Golden Apricot, Festival de Cinema da Armênia e ainda o maior festival de cinema do mundo: Cannes, na França.

Em entrevista ao jornal O Estado, em abril deste ano, Arturo Saboia afirmou que ser fã de Mia Couto lhe ajudou a fazer o curta. "Eu sou fã da obra do Mia Couto, e mesmo que muitas de suas histórias se passem na geografia africana, assolada por guerras internas e extremas dificuldades, há sempre ali uma universalidade. (...) Acredito que, no fim das contas, o que motiva você a fazer um filme é a necessidade de dizer algo, de contar uma história que esperamos encontrar eco em algumas pessoas", ponderou.

"Há diversos fatores que me fizeram optar por São Luís, mais especificamente pelo Centro Histórico. Eu nasci aqui e por muito tempo vivenciei a atmosfera desse lugar, seja por meio de minha própria vivência, seja na leitura de obras de escritores e poetas de nossa terra como Aluisio Azevedo, Josué Montello, Ferreira Gullar, que já narraram com tanta mestria os sentimentos que esse lugar desperta", disse o cineasta sobre a escolha da capital maranhense como ambiente do filme.

No 41º Festival de Cinema de Gramado, foram apresentados 16 curtas nacionais. Foram eles: "A Navalha do Avô" (2013) - SP; "A Voz do Poço" (2013) - SP; "Acalanto" (2013) - MA; "Arapuca" (2012) - SP; "Arremate" (2012) - BA; "Carregadores de Monte Serrat" (2012) - SP; "Colostro" (2013) - SP; "Faroeste: Um Autêntico Western" (2013) - GO; "Merda!" (2013) - MG; "O Matador de Bagé" (2012) - RS; "Os Filmes Estão Vivos" (2013) - RS; "Os Irmãos Mai" (2013) - SP; "Pouco Mais de Um Mês" (2013) - MG; "Sanã" (2013) - MG; "Simulacrum Praecipiti" (2013) - SP; e "Tomou Café e Esperou' (2013) - RS. Nesse sábado, foram apresentados vencedores de 12 categorias. Conheça os vencedores do 41º Festival de Cinema de Gramado:

Melhor Filme/Júri Oficial - Acalanto (2013 / MA)

Melhor Filme/Júri Popular - Acalanto (2013 / MA)

Prêmio Espeical do Júri - Os Filmes estão Vivos, de Fabiano de Souza e Milton do Prado (2013 / RS)

Atriz - Léa Garcia, por Acalanto (2013 / MA)

Melhor Diretor: Arturo Sabóia, por Acalanto

Ator - Kauê Telloli, por A Navalha do Avô (2013 / SP)

Roteiro - Francine Barbosa e Pedro Jorge, por A Navalha do Avô (2013 / SP)

Fotografia - Alexandre Samori, por Arapuca (2012 / SP)

Montagem - Gilberto Scarpa e Vinícius Gotardelo, por Merda! (2013 / SP)

Trilha Musical - Luiz Oliviéri, por Acalanto (2013 / MA)

Direção de Arte - Rogério Tavares, por Acalanto (2013 / MA)

Desenho de Som - Tiago Bello, Marcos Lopes e Rita Zart, por Tomou Café e Esperou (2013 / RS)

Menção Honrosa - Carregadores do Monte Serrat, de Cássio Santos e Júlio Lucena (2012 / SP)

Assista ao teaser do curta:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.