Bem-estar

Aprenda cinco técnicas de como falar bem sob pressão

Veja como não ficar nervoso em público.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Pessoas preparadas profissionalmente com pós-graduação, mestrado, doutorado ou outras especializações frequentemente se tornam inseguras na hora de expor seus conhecimentos em público devido à inibição e insegurança. Durante apresentações ocorre o famoso “branco”, quando esquecem o assunto, o que deixa a pessoa cada vez mais nervosa a ponto de desligar os principais sentidos do corpo, ficando cego, surdo e mudo, além de um tremor nas mãos e nas pernas, neste caso, há duas opções de reações: desmaia ou foge durante o evento.

Alguns profissionais de fonoaudiologia utilizam técnicas “engessadas” com o objetivo de disfarçar essa insegurança temporária, com dicas como beber água ou fixar o olhar no fundo da plateia, o que só ajuda no problema temporariamente, segundo o fonoaudiólogo Simon Wajntraub. “O ideal é promover a cura da fobia com a argumentação sob pressão, quanto mais uma pessoa é exposta a seus medos, mais eles perdem o sentido de existirem”, conta o especialista.

A argumentação sob pressão, na qual indivíduos treinados provocam novatos fazendo extrema coação, tem por objetivo fazê-los desenvolver seu autocontrole em situações limite e evitar a tomada de atitudes radicais como extrema agressividade ou passividade total.

Confira as 5 dicas para perder o medo na hora de falar em público

1 – Provoque os seus medos. A melhor maneira para administrar uma fobia social é utilizar as técnicas de uma terapia comportamental, de tanto enfrentar o medo, ele acaba desaparecendo.

2 – Utilize recursos audiovisuais quando for promover uma apresentação. Além de tornar a fala mais interessante para os espectadores, ajuda a diminuir a tensão por ter que se concentrar em uma ferramenta diferenciada do habitual. Mas lembre-se de dominar o recurso que for utilizar para não se confundir na hora de passar um slide, por exemplo.

3 – Faça teatro. Mesmo que seja amador, a ideia é interpretar personagens com personalidades completamente opostas às suas, provocando um desconforto que ajuda a perder o medo de falar em público.

4 – Melhore sua aparência física. Além de passar mais credibilidade às pessoas, deixa o interlocutor mais confiante para se expressar. Comprar roupas novas pode ser o primeiro passo para uma mudança positiva.

5 – Ensaie com uma plateia provocadora. A técnica que realmente tira o stress antes de uma apresentação é treinar com uma plateia que estimule o desconforto, vale chamar os familiares e pedir que eles realizem indagações, quanto mais a plateia for provocadora, mais o palestrante se sentirá a vontade quando a apresentação for real.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.