BRASIL - O filme ‘Cidade de Deus’ ganhará uma cópia restaurada em 4k. A notícia foi confirmada por meio da CEO O2 Filmes, Paulo Barcellos, durante um debate na CineOP, uma tradicional mostra de cinema de Ouro Preto.
O executivo também revelou que o processo de remasterização do filme dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund contará com o uso de ferramentas de inteligência artificial.
"A IA será fundamental para automatizar a limpeza de frames, detectando falhas, trechos faltantes, imperfeições do original e nos dando opção de escolhermos como ajustar da maneira que decidirmos", disse Barcellos no evento.
De acordo com o executivo, duas versões restauradas do filme serão produzidas. A primeira incluirá modificações nos efeitos sonoros e visuais, enquanto a segunda será mais fiel ao lançamento original de 2002, com aprimoramentos gerais na imagem e no som.
O projeto, desenvolvido parcialmente em Los Angeles, envolve a limpeza de 18 horas de material bruto filmado na época e a digitalização dos negativos em tecnologias 4K e 6K. O processo ainda inclui transição entre diferentes formatos de imagem.
Barcellos acrescentou que as ferramentas de inteligência artificial serão utilizadas para corrigir imperfeições técnicas e aprimorar os efeitos de pós-produção, entre outros aspectos.
Com reconhecimento internacional, ‘Cidade de Deus’ recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, incluindo Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. O filme também ganhou o BAFTA de Melhor Edição e o prêmio do Writers Guild of America pelo roteiro.
O filme "Cidade de Deus" agora será transformado em uma série, sendo ela "Cidade de Deus: A Luta Não Para". Com seis episódios, a produção se passa nos anos 2000, duas décadas após o lançamento do filme original em 2002. Na imagem promocional, é possível ver o retorno dos personagens Barbantinho e Buscapé, além de Berenice, que também esteve presente no longa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.