PROCEDIMENTO MÉDICO

Rainha Matos realiza cirurgia bariátrica e reduz 80% do estômago

Além de tentar controlar a obesidade, a influenciadora também espera recuperar sua autoestima.

Na Mira, com informações do gshow

Rainha Matos passa por cirurgia bariátrica.
Rainha Matos passa por cirurgia bariátrica. (Foto: Reprodução)

BRASIL - A influenciadora Andréia Matos, mais conhecida como Rainha Matos, enfrentou uma das maiores etapas de sua vida. Ela se submeteu a uma cirurgia bariátrica para tentar controlar a obesidade e, segundo ela, recuperar um pouco da autoestima.

O procedimento foi realizado na última segunda-feira (22), e a influenciadora recebeu alta médica na tarde dessa quinta-feira (25). 

Para esclarecer mais informações sobre o pós-operatório, o cirurgião Felipe Rossi explicou e contou que Rainha Matos reduziu mais de 80% do estômago. "A cirurgia que Andréia fez é uma técnica conhecida como gastrectomia vertical, ou sleeve, em que se reduz o tamanho do estômago em torno de 80%, levando a uma restrição alimentar e alterando alguns hormônios intestinais que vão diminuir a fome e melhorar a saciedade", contou o médico.

Para evitar complicações, o médico disse que ela foi para casa com uma dieta líquida, seguida por 21 dias, e precisará fazer caminhadas diárias e exercícios respiratórios para evitar potenciais riscos da pós-cirúrgicos.

"Algumas pessoas acham que o paciente fica muito tempo deitado, mas o que a gente menos quer é o paciente em repouso, quer vê-lo ativo. Pode se mover e fazer todas as rotinas do dia a dia, respeitando alguns limites", explica o médico.

A influenciadora, de 34 ano, estava fazendo acompanhamento médico desde agosto do ano passado pois planejava realizar a bariátrica em novembro, mas adiou por causa da festas de fim de ano. Ela pesava 160 kg e conseguiu emagrecer 8 kg para a cirurgia.

"Optamos pela técnica [do sleeve] por causa do peso que ela precisava perder. Temos a expectativa de que ela vai emagrecer, em média, de 30% a 35% do peso atual. No caso dela, de 45 a 50 quilos durante um ano e meio. Nos primeiros seis meses, temos uma perda um pouco maior, mas temos que lembrar que não é uma cirurgia estética, mas para o paciente emagrecer e levar à melhora das comorbidades", afirma Felipe Rossi.

A influenciadora também acredita que poderá curar outras doenças além da obesidade. Ela tem asma e, recentemente, descobriu ter gordura no fígado, o que a estimulou a procurar a cirurgia. Após a intervenção, a influenciadora seguiu internada para observação médica e avaliação de possíveis efeitos colaterais. Porém, de acordo com o médico, a operação foi realizada com sucesso.

"A Rainha não teve nenhuma intercorrência, correu tudo bem a cirurgia. Nenhum procedimento é isento de riscos. As complicações mais frequentes, que podem acontecer com qualquer outro procedimento, são infecção e sangramento. Pacientes com obesidade têm um risco maior de trombose e embolia. Mas a cirurgia evoluiu muito nos últimos 20 anos, e hoje é considerada estritamente segura. Para ideia de comparação, hoje o risco de uma cirurgia bariátrica é semelhante ao de uma cesariana ou de uma cirurgia de vesícula", esclareceu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.