CONFIRA!

Conheça três das maiores tradições de Natal do Brasil

O Na Mira preparou uma lista com as tradições natalinas mais famosas no Brasil.

Na Mira

Mesa da Ceia de Natal.
Mesa da Ceia de Natal. (Foto: Divulgação)

BRASIL - No Brasil, o Natal é uma das festas mais aguardadas do ano, repleta de tradições que refletem a diversidade cultural do país. Além da decoração festiva e das trocas de presentes, existem três tradições brasileiras de Natal que são celebradas de Norte a Sul, encantando e unindo as famílias e comunidades. Por isso, o Na Mira trouxe uma lista com as três maiores tradições natalinas do país. Confira:

Ceia de Natal

A Ceia de Natal é uma tradição que une a família em torno de uma mesa farta de alimentos. Realizada na noite do dia 24 de dezembro, a ceia é composta por pratos especiais que variam de região para região. Entre as iguarias tradicionais estão o peru assado, chester, tender, arroz com passas, farofa, salpicão, panetone e rabanada. 

Durante a ceia, as famílias se reúnem para compartilhar a comida, trocar presentes e fortalecer os laços afetivos. É um momento de celebração, alegria e gratidão pela união familiar.

Missa do Galo

Uma das tradições mais antigas no Brasil é a Missa do Galo. Realizada na noite de 24 de dezembro, é uma celebração religiosa que marca o nascimento de Jesus Cristo. A missa recebe esse nome porque se acredita que o galo foi o primeiro a anunciar o nascimento de Jesus. 

As igrejas são adornadas com belas decorações natalinas, e as famílias se reúnem para participar da missa, cantar hinos religiosos e compartilhar a alegria do Natal. É um momento de reflexão, fé e confraternização comunitária.

Presépio

A montagem do presépio é uma tradição muito querida pelos brasileiros. O presépio é a representação do nascimento de Jesus, com a recriação do cenário do estábulo em Belém. É comum utilizar figuras de barro, gesso ou outros materiais para representar Maria, José, o Menino Jesus, os Reis Magos, os pastores e os animais. 

O presépio é montado nas casas, igrejas e praças, e muitas vezes recebe um toque regional, como a inclusão de elementos típicos de cada região do Brasil. É uma tradição que incentiva a reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal e reforça os valores de solidariedade, amor e humildade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.