BRASIL - A televisão brasileira sofreu mais uma grande perda! Morreu durante a madrugada deste domingo (5), a apresentadora Lolita Rodrigues, aos 94 anos. A artista estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pesso, na Paraíba, para tratar de uma pneumonia, mas não resistiu.
Segundo a filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6), em uma cerimônia restrita apenas à família.
Trajetória de Lolita
A artista Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, ou Lolita Rodrigues como todos conhecem, nasceu em março de 1929, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Lolita é parte da geração pioneira da televisão no Brasil e teve uma carreira multifacetada que abrangeu tanto o canto quanto a atuação.
Sua jornada artística teve início nas radionovelas e como cantora durante a Era de Ouro do rádio no Brasil. Em 18 de setembro de 1950, Lolita emocionou o público ao entoar o hino da TV brasileira durante a estreia do programa da TV Tupi.
A partir de 1957, Lolita deu os primeiros passos como atriz ao interpretar uma cigana no papel de "Corcunda de Notre Dame" na TV Tupi. Nesse papel, ela encantava o público com sua dança, música e habilidade com castanholas.
Filha de pais espanhóis, Lolita teve uma carreira marcada por personagens com sotaque castelhano. Em "Sassaricando" (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (interpretada por Claudia Raia). Mais tarde, em "Terra Nostra" (1999), Lolita novamente interpretou uma personagem espanhola, sendo mãe de Claudia Raia na trama.
Em seu último trabalho na TV, Lolita brilhou como Noêmia, avó de Luciana (interpretada por Alinne Moraes), na novela "Viver a Vida" (2009).
Os admiradores de Lolita têm a oportunidade de apreciar seu talento em duas novelas disponíveis no Globoplay: "Terra Nostra" e "Kubanacan" (2003). Nessas produções, ela demonstra toda a sua habilidade e encanto artístico.
Saiba Mais
- Morre, aos 60 anos, professor Junerlei Dias, do departamento de Comunicação Social da UFMA
- Morre o fotógrafo Evandro Teixeira, autor de fotos históricas do país
- Primeira dama de Grajaú morre aos 77 anos
- Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 após queda em casa
- Morre o pianista Arthur Moreira Lima, aos 84 anos, em Florianópolis
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.