Ecad

Mick Jagger faz 80 anos: saiba as músicas mais tocadas dele no Brasil

Ecad faz estudo sobre as obras musicais do astro do rock e vocalista da banda britânica The Rolling Stones.

Na Mira, com informações da assessoria

Mick Jagger completa 80 anos.
Mick Jagger completa 80 anos. (Foto: Mark Seliger/ Reprodução Instagram)

BRASIL - Mick Jagger chega aos 80 anos, nesta quarta-feira (26). Cantor, compositor, ator e vocalista da banda britânica The Rolling Stones, ele é considerado um dos símbolos do rock mundial, com seis décadas dedicadas à música. 

Em sua homenagem a Mick Jagger, o (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) Ecad preparou um estudo sobre o que os fãs brasileiros mais ouviram do seu trabalho musical no país nos últimos 10 anos.

O hit “Satisfaction (I can't get no)”, parceria com Keith Richards, guitarrista e amigo de banda, foi a música de autoria de Mick Jagger mais tocada no Brasil entre os anos de 2013 e 2023. Nesse ranking, também fizeram parte do top 3 “Miss you” e “Start me up”.   
  
O astro britânico tem 459 obras musicais e 3.540 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. Suas obras musicais são as composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas de forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.   
  
Mick Jagger, assim como outros artistas estrangeiros, tem seus direitos autorais em execução pública resguardados no Brasil. Isso porque as associações de gestão coletiva (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) possuem contratos de representação ou reciprocidade com sociedades estrangeiras da mesma natureza em todo o mundo. Desta forma, quando uma música estrangeira é tocada no país, o Ecad arrecada os valores referentes aos direitos autorais e os distribui para as associações brasileiras, que garantirão os repasses a esses artistas.

Ranking das músicas de autoria de Mick Jagger mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina) 
 

PosiçãoMúsicaAutores
1Satisfaction (I can't get no)Keith Richards / Mick Jagger
2Miss youKeith Richards / Mick Jagger
3Start me upKeith Richards / Mick Jagger
4Bitter sweet symphonyKeith Richards / Mick Jagger
5Sympathy for the devilKeith Richards / Mick Jagger
6AngieKeith Richards / Mick Jagger
7Jumpin' jack flashKeith Richards / Mick Jagger
8Anybody seen my babyKeith Richards / Ben Mink / K D Lang / Mick Jagger
9Hard womanMick Jagger
10Don't stopKeith Richards / Mick Jagger
11Honky tonk womenKeith Richards / Mick Jagger
12Paint it blackKeith Richards / Mick Jagger
13I'm freeKeith Richards / Mick Jagger
14Brown sugarKeith Richards / Mick Jagger
15Gimme shelterKeith Richards / Mick Jagger
16Love is strongKeith Richards / Mick Jagger
17DiseaseRob Thomas / Mick Jagger
18Wild horsesKeith Richards / Mick Jagger
19Doom and gloomKeith Richards / Mick Jagger
20Let's spend the night togetherKeith Richards / Mick Jagger

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.