Legião Urbana

Marcelo Bonfá compartilha texto de Renato Russo escrito em papel de pão

No Manustrico, Renato fala sobre o início e as motivações do Legião Urbana.

Na Mira

Atualizada em 21/07/2023 às 09h44
Manuscrito sobre Legião Urbana. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Manuscrito sobre Legião Urbana. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

BRASIL - Marcelo Bonfá, ex-baterista do Legião Urbana, publicou em uma rede social fotos de um texto escrito por Renato Russo em um papel de pão sobre os primeiros shows da banda, realizado em 1982. 

Segundo Bonfá, Renato costumava registrar momentos do grupo. Às vésperas da segunda apresentação, que aconteceria em Brasília naquele ano, Renato escreveu sobre a origem da banda. 

"O grupo foi formado por Marcelo Bonfá (bateria, do Dado e o Reino Animal), Renato Russo (baixo, do Aborto Elétrico) e Eduardo Paraná (guitarra, do Boca Seca) em julho de 1982. A primeira apresentação foi no “Festival Rock no Parque”, realizado em Patos de Minas. Agora chega a vez de Brasília: esta é a nossa primeira apresentação aqui."

Manuscrito sobre Legião Urbana. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Manuscrito sobre Legião Urbana. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No texto, Renato refletiu ainda sobre as motivações do Legião Urbana. "Achamos que o importante é falar de coisas que acontecem com a gente: escolas, festas, cotidiano, como vemos o mundo, como o mundo nos vê. Chegou a hora do pessoal começar a se tocar [que] importante é fazer o que você quer e ficar bem com todo mundo que quer se divertir."

O primeiro show da banda foi realizado na cidade de Patos Minas, em 1982, no festival "Rock no Parque". No fim da apresentação, os membros do Legião Urbana foram detidos, pois Renato estava cantando e defendendo o voto em branco. As eleições iriam ocorrer em novembro daquele ano. 

A banda acabou sendo liberada desde que deixasse a cidade imediatamente. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.