Para chorar

Na Mira lista 5 animações para você se emocionar

De animes a documentário feito em animação.

Na Mira

A Ganha-Pão acompanha a jornada de Parvana para proteger sua família.
A Ganha-Pão acompanha a jornada de Parvana para proteger sua família. (Foto: Reprodução)

O Na Mira selecionou cinco animações bem diferentes entre si, seja pelo formato ou pelo traço, mas que com certeza vão te arrancar algumas lágrimas.

Padrinhos de Tóquio

O que aconteceria se um trio de moradores de rua - composto por uma adolescente que fugiu de casa, um álcoolatra que perdeu a família e uma drag queen -, encontrasse um bebê abandonado em uma fria noite de véspera de Natal em Tóquio? Esta emocionante história, do renomado diretor Satoshi Kon, mostra a jornada deste trio atrapalhado na busca pelos pais da criança enquanto acabam mudando o rumo das suas próprias vidas.

Pinóquio por Guillermo del Toro

Você acha que conhece esta clássica história? Esta animação em stop-motion, do renomado diretor Guillermo Del Toro, com certeza vai te surpreender. Esta versão de Pinóquio transporta a história para a Itália em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto também aborda questões de luto e aceitação.

Flee

Este documentário em formato de animação conta a história de Amin Nawabi, que fugiu quando criança do Afeganistão. Ainda criança, ele precisou confiar em seus instintos para chegar à Dinamarca. Indicado ao Oscar, o longa mostra a luta e vida de um refugiado, mas também aborda temas como homofobia, violência e corrupção policial.

O conto da princesa Kaguya

Baseado em um conto popular japonês, a animação acompanha a história de Kaguya, que foi encontrada em um tronco de bambu brilhante, por isso seus pais adotivos acreditam que ela foi enviada pelos céus para se tornar uma princesa. Ela cresce e se torna cobiçada por muitos homens importantes, incluindo o próprio Imperador. Mas esta não é a vida que Kaguya deseja levar. O traço suave do diretor Isao Takahata se diferencia dos demais filmes do Studio Ghibli.

A Ganha-Pão

Quando o Talibã assumiu o poder no Afeganistão em 2001, as mulheres perderam o direito de andarem nas ruas sem estarem acompanhadas por um homem. É nesse contexto que Parvana, de 11 anos, precisa encarar sua jornada. Quando seu pai é preso injustamente, não lhe resta outra opção a não ser se disfarçar de menino para sustentar a família.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.