oportunidade

Artista maranhenses podem realizar inscrição em edital para Bienal das Amazônias

As inscrição está disponível no site oficial do evento. Todos os trabalhos selecionados vão receber um cachê de R$ 2,5 mil.

Na Mira, com informações da assessoria

Vânia Leal, Keyna Eleison e Sandra Benites integram a comissão responsável pela análise artística da Bienal, como curadoras.
Vânia Leal, Keyna Eleison e Sandra Benites integram a comissão responsável pela análise artística da Bienal, como curadoras. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Os artista maranhenses poderão se inscrever para participar da Bienal das Amazônias, um projeto que tem como intuito movimentar o cenário cultural da arte contemporânea protagonizando a reflexão sobre as diversas Amazônias brasileiras,  incluindo a maranhense.

As inscrições já estão disponíveis no site e são especificamente para quem trabalha com a modalidade "Arte Performática". Os trabalhos selecionados vão receber um cachê de R$ 2,5 mil, além de sua execução custeado pelo evento. A edição ocorre entre agosto e outubro de 2023, em Belém do Pará. 

De acordo com informações do edital, podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, coletivos ou grupos e Microempreendedores Individuais (MEI) do Brasil ou do exterior, em especial, os que residem em Estados da Amazônia Legal ou países da Pan-Amazônia. Os interessados devem comprovar a atuação na atividade artístico-cultural ou em artes performáticas.

Para comprovar a atuação nas atividades, é necessário um dos seguintes documentos: atuação fotografias, certificados de menção honrosa, participações em concursos com júri, matérias de links, livros, folders, recortes de jornal, folhetos, material audiovisual, clipping, alvará ou declarações de Prefeituras ou de órgãos públicos, entidades, associações comunitárias ou culturais, entre outros documentos específicos.   

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira será a análise preliminar, para apreciação da documentação e verificação do cumprimento de todas as formalidades do edital. As propostas habilitadas serão submetidas à análise artística de comissão curatorial para avaliação do conteúdo, tendo caráter classificatório e eliminatório

O resultado preliminar da inscrição será divulgado no dia 23 de março, a avaliação documental será realizada de 27 a 29 e a artística, de 29 de março a 5 de abril. Já a lista com o resultado final  está prevista para 6 de abril, conforme o calendário disponível no edital de abertura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.