Fique de olho

Dor no joelho pós-carnaval pode ser sinal de lesão grave; ortopedista explica

Ficar horas e horas em pé acompanhando uma escola de samba ou um bloco carnavalesco pode causar sobrecargas ao aparelho locomotor.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 24/02/2023 às 14h22
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa.
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Todo carnaval tem seu fim, mas, o que não tem fim, para algumas pessoas é a dor nas articulações após muitos dias de folia. As dores e até o inchaço nos joelhos, por exemplo, podem significar uma lesão grave. E a articulação mais comumente afetada é quase sempre o joelho.

De acordo com o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, ao contrário do que muita gente pensa “pular o carnaval” não é uma atividade de baixo impacto e isenta de lesões. Afinal, nos blocos e outros eventos carnavalescos, os foliões costumam ficar horas e horas em pé acompanhando uma escola de samba ou um bloco carnavalesco podem causar sobrecargas ao aparelho locomotor, especialmente naqueles que não possuem condicionamento físico ou estão acima do peso ideal.

Inclusive, o médico relembrou que estudos apontam o joelho como a articulação do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos. Ou seja: esses estudos mostram que no coeficiente entre destruição tecidual e reconstrução, existe grande chance da segunda prevalecer e, consequentemente, haver lesão. 

“Então a gente pode entender de forma simplificada que não é só a prática esportiva, mas também atividades repetitivas da vida diária, como subir e descer escadas, andar muito ou agachar-se podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente. E no carnaval, quando se unem todas essas atividades, pode realmente acontecer a sobrecarga e as dores no joelho”, disse. 

Havendo sobrecarga, diferentes estruturas serão lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada à idade, sexo e o quanto você dançou, pulou e ficou em pé curtindo o carnaval.

As principais lesões de sobrecarga do joelho são:

Tendinites - Inflamação do tendão patelar que liga a patela ao osso da tíbia, dos tendões flexores do joelho que  se chamam isquiotibiais. Em algumas pessoas, estas inflamações podem se cronificar, e a dor pode se perpetuar, se não forem tratadas da forma correta. 

Síndrome de Osgood-Schlatter - De longe, a causa de dor mais comum em joelho de adolescentes.

Sinovite difusa- A inflamação aguda da membrana que reveste o joelho e é responsável pela produção do líquido sinovial. Denominada sinovia causa muita dor e é responsável pel acúmulo de líquido, popularmente conhecido como água no joelho.

Bursites - Causa dor e vermelhidão na pele logo acima da patela ou na tíbia na inserção dos tendões flexores do joelho conhecidos como isquiotibiais.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.