Quaresma se inicia hoje; entenda o verdadeiro significado da Páscoa

Eugene H. Peterson reexamina as narrativas bíblicas da ressurreição em livro.

Na Mira, com informações da Assessoria

As pessoas que aderem à tradição a utilizam para refletir, orar e jejuar..
As pessoas que aderem à tradição a utilizam para refletir, orar e jejuar.. (Foto: Fernando Brito/g1)

Durante a Quaresma, que inicia hoje, quarta-feira (22), o cristão é convidado a se aproximar mais de Deus. O período de 40 dias de preparação para a Páscoa é uma tradição católica, entretanto os evangélicos têm a liberdade de escolher se quer participar ou não, pois a quaresma não é um mandamento bíblico.

Na tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações. Iniciada pelos israelitas, no contexto da libertação do cativeiro no Egito, a festa ganhou um novo significado com o cristianismo: está diretamente relacionada com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Quem explica e dimensiona o seu real significado é o pastor, teólogo e escritor Eugene H. Peterson (1932–2018) na obra Viva a ressurreição.

Autor de mais de trinta livros, incluindo a celebrada paráfrase da Bíblia A Mensagem, ele pontua que há muita superficialidade quando o assunto é a ressurreição do filho de Deus, tema revisitado apenas anualmente, na Páscoa. Para Peterson, a ressurreição vai além da dimensão eterna, é um acontecimento que impacta o cotidiano cristão.

Com estilo acolhedor e uma mensagem clara, o autor reexamina as narrativas bíblicas da ressurreição e pontua como o acontecimento histórico abre as portas para a verdadeira formação espiritual. “Levanto esse assunto com considerável sentimento de urgência, não apenas porque a cultura que nos cerca tem secularizado amplamente a formação espiritual, mas também porque a igreja em que vivo, e para a qual fui chamado a falar e escrever, está, nesse assunto, cada vez mais se tornando como a cultura, em vez de se contrapor a ela”, alerta em um trecho da obra.

Ao nutrir a perspectiva de que Deus criou o ser humano para vivenciar a ressurreição no cotidiano, o cristão despertará seus sentidos para olhar e ver, ouvir e entender, saborear, contemplar, refletir e louvar o Criador que cuida de cada um e dá razões para prosseguir mesmo em meio ao caos da sociedade atual. Este lançamento da Editora Mundo Cristão é um convite para que o leitor permaneça atento ao que realmente importa: a comunhão com Deus e os irmãos e irmãs na fé.

Eugene H. Peterson foi pastor, teólogo e escritor. Graduou-se pelo Seminário Teológico de Nova York e pela Universidade Johns Hopkins. Fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, onde exerceu o ministério por 29 anos. Foi docente em Teologia da Espiritualidade na Faculdade Regent, no Canadá. É autor de mais de trinta livros, incluindo a celebrada paráfrase da Bíblia A Mensagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.