Luto na música

Morre Rita de Cássia, compositora de "Saga de Um Vaqueiro" e "Meu Vaqueiro, Meu Peão", aos 50 anos

Artista ficou conhecida pela autoria de clássicos do forró na década de 90.

Na Mira

Atualizada em 04/01/2023 às 01h50
Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3), em Fortaleza.
Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3), em Fortaleza. (Reprodução / Instagram)

FORTALEZA - A cantora e compositora Rita de Cássia, autora de clássicos do forró como "Saga de Um Vaqueiro" e "Meu Vaqueiro, Meu Peão", morreu na noite desta terça-feira (3), aos 50 anos, em Fortaleza. A artista estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado da capital cearense e não resistiu a uma fibrose pulmonar.

Nascida em Alto Santo, no Ceará, Rita de Cássia ficou conhecida nacionalmente na década de 90, quando compôs vários sucessos de bandas de forró eletrônico, tendo como destaque a parceria com a banda Mastruz com Leite. O repertório da compositora tinha como tema recorrente a vida dos vaqueiros, com seus romances e vaquejadas: o maior exemplo disso foi a música "Saga de Um Vaqueiro", que tem pouco mais de nove minutos de duração e se tornou um hino do forró.

Rita de Cássia compôs mais de 500 letras em sua carreira e teve suas músicas gravadas por bandas e artistas de sucesso em todo o Brasil, como Aviões do Forró, Amelinha, Marinês, Frank Aguiar, Eliane, Cavalo de Pau, Brasas do Forró e Catuaba com Amendoim.

Além de "Saga de Um Vaqueiro" e "Meu Vaqueiro, Meu Peão", outras canções de Rita de Cássia que marcaram época foram “Parabéns Meu Amor”, “Nossa Canção - Chá lá lá...”, “Anjo de Guarda”, “Viajante Forrozeiro”, “Tatuagem”, “Raízes do Nordeste”, “Onde Canta o Sabiá” e “Mulher de Gado” e “Jeito de Amar (Porres por Você)”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.