Pioneira

Artista plástica mineira é a primeira no mundo a realizar um vernissage em NFT’s

Algumas obras serão apresentadas ao mercado mundial para compradores, colecionadores de artes plásticas.

Na Mira, com informações da Assessoria

- Atualizada em 18/11/2022 às 10h34
Vanessa Meyer cursou Moda e Artes Plásticas e estudou Fotografia. Foto: Divulgação.
Vanessa Meyer cursou Moda e Artes Plásticas e estudou Fotografia. Foto: Divulgação.

BRASIL - A artista plástica mineira Vanessa Meyer lança esse mês a série ‘Entropica’, composta por cinco conjuntos de quadros que expressam, de forma abstrata, a realidade dos moradores de ruas do centro de São Paulo. Um dos pontos de destaque do lançamento é a entrega da obra em formato NFT, tornando Vanessa a primeira artista plástica no mundo a realizar obras no formato. 

Ao total são 16 quadros, vários em grandes dimensões físicas, tendo o preto, cinza, amarelo, azul, vermelho e branco compondo a paleta de cores utilizada por Meyer. ‘Entropica’, é a primeira série comercializada em NFT do Brasil, e talvez do mundo, por ainda não haver registros anteriores. A realização do feito é organizada em parceria com a agência Mooh TECH de Paris. 

O que é um NFT? 

NFT é a abreviação de "Non-Fungible Token", para o português, "Token Não-Fungível", que é um símbolo eletrônico que representa um bem, com valor comercial que possui características únicas, não podendo ser substituído por outra coisa. Com a não possibilidade de troca, torna a aquisição de um NFT quase tão exclusiva quando a de uma obra de arte, gerando meios para a venda de artes plásticas que tenham certificado de autenticidade mesmo não sendo físicas. 

Algumas obras serão apresentadas ao mercado mundial para colecionadores de artes plásticas. Foto: Divulgação.
Algumas obras serão apresentadas ao mercado mundial para colecionadores de artes plásticas. Foto: Divulgação.

Algumas obras serão apresentadas ao mercado mundial, para compradores, colecionadores e marchands em caráter de exclusividade física e/ou virtual. Além do pioneirismo tecnológico em apresentar suas obras em formato único, ‘Entropica’ possui através de seu formato comercial a certificação zero emissão de carbono.

O valor comercial arrecadado com a venda das obras de arte serão destinadas para a Associação Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos – SASBJP, fundada em 1986 por um grupo de voluntários que atendiam guardadores de carros em São Paulo.

Atualmente a OSC possui 15 convênios firmados com a pasta para prestação de serviços socioassistenciais. Sendo o Centro de Acolhida para mulheres Lar Rosana um local de referência para o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade da zona norte.

Vanessa Meyer organizou no dia 07 deste mês um vernissage presencial, com as telas ambientadas, em um espaço de eventos na Barra Finda em São Paulo, para convidados e imprensa.

Artista expressa conflito e confusão urbana de forma abstrata. Foto: Divulgação.
Artista expressa conflito e confusão urbana de forma abstrata. Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.