Homenagem

Maranhense João do Vale é homenageado pelo Doodle do Google

O músico morreu em 6 de dezembro de 1996, aos 62 anos.

Na Mira, com informações do g1 MA

Maranhense João do Vale é homenageado pelo Doodle do Google
Maranhense João do Vale é homenageado pelo Doodle do Google (Foto: Fernando Gomes)

BRASIL - O músico maranhense João do Vale foi homenageado na manhã desta terça-feira (11), pelo Google com um Doodle com sua ilustração. Na imagem, o maranhense é representado com um grande sorriso no rosto cantando para um passáro e rodeado de instrumentos.

Natural de Pedreiras, a cerca de 245 km de São Luís, João Batista do Vale nasceu em 11 de outubro de 1934, se estivesse vivo, o cantor e compositor completaria 88 anos de idade. Em busca de uma vida melhor, João se mudou para São Luís com 13 anos de idade, onde vendia laranjas e escrevia músicas para grupos de bumba meu boi. Ao chegar no Rio de Janeiro o cantor obteve reconhecimento por seu talento e se tornou 'Poeta do Povo'.

Autor de clássicos da música brasileira, João do Vale apresentou canções com participações que reuniram o melhor da música popular brasileira e do forró em um álbum repleto de brasilidade e autenticidade.

Seu disco “João do Vale” conta com as participações ilustres de Chico Buarque, Jackson do Pandeiro, Fagner, Alceu Valença, Zé Ramalho, Tom Jobim, Gonzaguinha, entre outros. Entre suas canções mais conhecidas, Carcará, Minha História, Pisa na Fulô, Peba na Pimenta e A Voz do Povo foram os destaques na carreira do artista.

Sua obra é lembrada tanto em São Luís quanto em Pedreiras, sua cidade natal. Na capital, o teatro 'João do Vale' carrega seu nome em homenagem, e no interior o artista em um memorial dedicado a sua trajetória de vida. O músico morreu em 6 de dezembro de 1996, aos 62 anos. João do Vale lidava com sequelas de um AVC sofrido no final dos anos 1980.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.