BRASIL - O caso que mudará por completo a vida da personagem Brisa na nova novela das nove, 'Travessia', de Glória Perez, é inspirado em um caso real de deepfake, ocorrido em Guarujá no litoral paulista em 2014.
Confundida com uma sequestradora de bebês, Fabiane Maria de Jesus, voltava para buscar uma bíblia que havia esquecido na igreja perto de casa. Sem chance de defesa, a dona de casa foi torturada e assassinada por uma multidão. Oito anos após o trauma, o "Fantástico" conversou com a família de Fabiane, que conta como segue a vida após a tragédia.
Boatos de que uma mulher estava sequestrando crianças para realizar "rituais de magia" surgiram uma semana antes do ataque. Em um retrato falado divulgado nas redes sociais que viralizou na época, sobre a suposta sequestradora, era na verdade, relativo a um crime cometido dois anos antes, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
"Às vezes, eu estou quieta e vem aquelas imagens na minha cabeça. Ela, literalmente, era minha melhor amiga. Eu tive que guardar a dor e ser forte", conta Yasmin, filha de Fabiane. Yasmin e sua família processam a rede social Facebook e pedem uma indenização de R$ 36 milhões. A família perdeu nas duas primeiras instâncias e aguardam o julgamento do caso no STF.
Na novela ‘Travessia’, a personagem Brisa tem os rumos de sua vida completamente alterados pela viralização de uma deepfake na sua cidade natal, São Luís do Maranhão. A personagem se vê obrigada a mudar de cidade para não ser morta pelos ataques da população que assistiram ao vídeo em que seu rosto aparece no lugar de uma sequestradora de crianças.
“Só espero, sinceramente, que o final dessa personagem seja diferente da minha mãe, que ela consiga fazer justiça, ela consiga ter um final feliz junto com a família dela, né?”, diz Yasmin, filha de Fabiane.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.