Homenagem

Godofredo de Oliveira Neto assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

Na posse, professor e escritor catarinense discursou pelo fim do preconceito.

Na Mira

Em 2006, Godofredo de Oliveira Neto ganhou o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira
Em 2006, Godofredo de Oliveira Neto ganhou o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira (Foto: divulgação)

BRASIL - Na noite dessa sexta-feira (2), O professor e escritor catarinense Godofredo de Oliveira Neto recebeu a vaga na cadeira de número 35 na Academia Brasileira de Letras (ABL). O lugar era ocupado anteriormente pelo também professor Candido Mendes (1928-2022). Godofredo ficou conhecido por ter lançado diversos romances e livros de contos.

Durante o discurso, o escritor defendeu o acolhimento às diferenças e o fim de todo e qualquer tipo de preconceito. “Escolhas necessárias, fundamentais e estruturantes que exigem, se desejarmos uma nação ciente do seu caminho civilizatório, exigem banir o preconceito étnico, o preconceito religioso, o antissemitismo, a misoginia, a homofobia, o etarismo, a violência e o preconceito de gênero e o racismo. Vidas negras e vidas indígenas importam, vidas e a integridade das mulheres importam!”, comentou Godofredo.

Em 2006, Godofredo de Oliveira Neto ganhou o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.