Do forró ao samba

Maranhense Mileide Mihaile desfila no berço do Carnaval carioca

Influenciadora digital desfila no próximo sábado como musa da Grande Rio e promete levar representatividade nordestina para o Rio de Janeiro.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 21/04/2022 às 16h16
Influenciadora digital maranhense  Mileide Mihaile.
Influenciadora digital maranhense Mileide Mihaile. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Mileide Mihaile, influenciadora digital maranhense com mais seguidores no Instagram, tem 33 anos, onde muitos deles foram dedicados a sua maior paixão: a dança! Mileide seguiu seu sonho de ser dançarina de forró e deixou Imperatriz rumo à Fortaleza ainda menor de idade. Depois de brilhar como dançarina em bandas de sucesso como Aviões do Forró e Saborear, Mileide abandonou os palcos para se dedicar à família e a criação de seu filho, Yhudy. Neste final de semana, ela retorna aos holofotes na Sapucaí, a eternizada passarela do samba carioca, como musa da Grande Rio.

“A dança é algo que me escolheu. Eu digo isso pois foi muito natural. Nunca houve um estalo ou grande acontecimento que tenha me levado aos palcos. Foi de uma vontade, um sonho pulsante, que surgiu em mim desde pequena. Quando eu saí do Maranhão, entre meus 15 e 16 anos, nem se passava na minha cabeça a loucura que eu estava fazendo. Mas deu tudo certo. Realizei um grande feito, que foi rodar o Brasil com essa profissão tão linda e ao mesmo tempo tão desvalorizada, que é ser dançarina. Mas hoje eu me reconectei com a dança, graças ao samba.”, conta Mileide.

A história de Mileide com o carnval carioca começou em 2019. Por conta de amigos em comuns que tinham envolvimento com a escola Grande Rio, conhecida por reunir as maiores estrelas do entretenimento, Mileide visitou um dos ensaios de quadra e se apaixonou à primeira vista. No mesmo ano, Mileide fez sua estreia na Sapucaí como musa da escola, repetindo o feito em 2020, e retorna pela terceira vez este ano após a pausa em decorrência da pandemia.

“O samba ao vivo é algo muito diferente de tudo que já vivenciei. Digo tanto musicalmente quanto na parte prática mesmo. Quando eu me deparei com aquele espetáculo que estava rolando na quadra da escola eu fui arrebatada. O forró é muito diferente do samba, então eu precisei aprender tudo. Me remeteu as audições que eu fazia para as bandas, lá no início dos anos 2000. Existe um ritmo, algo coreografado, que você precisa aprender o mais rápido possível e sem pecar nos detalhes. A postura, o olhar, a inclinação, o fechamento… tudo faz a diferença visual na hora de sambar”


Mileide é a representante maranhense de maior influência nas redes sociais presente nesta edição do carnaval carioca. São mais de 5.1 milhões de seguidores no Instagram, 560 mil no TikTok, 230 mil no Twitter e 100 mil inscritos no Youtube. Números que a menina humilde de Imperatriz jamais poderiam imaginar, e isso faz toda a diferença na forma em que Mileide encara o posto de musa.

“O Maranhão sempre foi um lugar quase que místico para mim. É o meu berço, onde minhas raízes nasceram. Onde meus ancestrais nasceram, viveram e morreram. E é um lugar tão rico de cultura. Como estamos falando de samba, é onde nasceu Alcione, um dos maiores ícones da cultura popular brasileira. Pode fazer a minha parte, em representar meu Estado no que é conhecido o maior espetáculo a céu aberto do planeta, é muito representativo. As minhas redes sociais são plataformas onde eu posso passar a minha mensagem. Hoje, a mensagem que eu quero passar é de inclusão. Aos nordestinos, as mulheres… eu tenho a opção de dar voz a milhares de pluralidades que também me representam. Acho que esse é o papel de uma verdadeira musa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.