"É preciso resistir"

Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O artista tem quatro obras literárias assinadas, e recebeu a honraria das mãos da atriz Fernanda Montenegro.

Na Mira

Atualizada em 09/04/2022 às 13h49
Gilberto estava vestido com a tradicional farda de imortal, feito com cambraia inglesa e fios de ouro vindos da França.
Gilberto estava vestido com a tradicional farda de imortal, feito com cambraia inglesa e fios de ouro vindos da França. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

BRASIL - Em cerimônia solene nesta sexta-feira (8), Gilberto Gil tomou posse como membro imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ocupando a cadeira de número 20, o  cantor, compositor e ex-Ministro da Cultura é, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.

Eleito como Ministro da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, Gilberto ocupará a cadeira do jornalista Murilo Melo Filho, com 21 os dos 34 votos dos acadêmicos. Durante seu discurso na cerimônia de posse no salão nobre da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio, Gilberto conta que entrar na ABL é uma das maiores honrarias que a vida lhe proporcionou.

“Não só porque a ABL é a casa de Machado de Assis, escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL representa a instância maior, que legitima e consagra, de forma perene, a atividade de um escritor ou criador de cultura em nosso país. Sou filho de uma professora primária e um médico. A eles devo o meu amor às letras e música. A imagem dos meus pais está comigo nessa noite e sua memória para mim é uma benção”, afirmou.

O artista estava acompanhado da família e amigos ilustres como Fernanda Montenegro, a quem recebeu a medalha de honraria. Sua filha e também cantora, Preta Gil, registrou o momento. 

“Tive grandes êxitos e alegrias nesta vida, mas também muitas tristezas, a maior e mais dolorosa, a perda do meu filho Pedro Gil. Mas não desanimo e é preciso resistir sempre. Apesar dos tempos politicamente sombrios que vivemos aposto na esperança contra a treva física e moral. Que haja ao menos a chama de uma vela até chegarmos a toda a luz do luar”, comentou Gilberto durante seu discurso. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.