PARA MELHORAR A SAÚDE

Cinco motivos para aderir aos treinos ao ar livre

Alternativa pode revolucionar seus treinos e deixá-los ainda melhores.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Se exercitar ao ar livre traz benefícios significativos à saúde
Se exercitar ao ar livre traz benefícios significativos à saúde (Foto: divulgação)

BRASIL - Imagine ser capaz de praticar seus exercícios enquanto sente a brisa do vento, o calor do sol ou a intensidade da noite, sem paredes que o separem do espaço externo. Pois bem, essa é uma possibilidade real!

Se ela ainda não te incentivou a se exercitar em ambientes externos, saiba que nós separamos 5 motivos bem atrativos para que suas próximas atividades sejam feitas ao ar livre!

Por que se exercitar ao ar livre?

Com tantos benefícios e possibilidades, é bem provável que você queira mudar sua rotina de exercícios para poder aproveitar o que espaços abertos têm a oferecer!

1 - Vantagens cientificamente comprovadas

Um estudo feito por pesquisadores do Centre for Diet and Activity Research, da University of Cambridge, em conjunto com o Centre for Environmental Policy, do Imperial College London, descobriu que se exercitar ao ar livre traz benefícios significativos à saúde, mesmo em regiões com poluição.

A conclusão foi de que os pontos positivos superam os riscos da poluição do ar na grande maioria dos casos, com exceção de algumas cidades que apresentam taxas demasiadamente elevadas, embora elas correspondam a apenas 1% das cidades do mundo.

Portanto, se esse era um motivo que poderia te fazer preferir espaços fechados aos abertos, saiba que é raro apresentar algum tipo de problema devido à ausência de ar puro.

2 - O tempo dos exercícios pode aumentar

Correr em uma esteira na academia é bom para a saúde, mas pode se tornar cansativo e enfadonho depois de algum tempo devido ao ambiente. Além disso, existe a opção de desligar o equipamento e, assim, parar o treino.

Quando se está ao ar livre, a paisagem variada ajuda a se distrair e, assim, permite que você consiga se exercitar por mais tempo sem sentir aquele cansaço que costuma aparecer em academias e ambientes abertos.

Quando se olha para as árvores, ruas, pessoas, prédios, paisagens e outros elementos que chamam a atenção, parece que a atividade física entrou em segundo plano e que você está se divertindo com o que vê, o que é bastante positivo para seu desempenho.

3 - Maior queima de calorias

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em junho de 2018 pelo Ministério da Saúde, 18,9% dos brasileiros são obesos e 54% apresentam sobrepeso, estatística que chama a atenção.

A queima de calorias é um dos principais objetivos por quem deseja se exercitar, até mesmo por quem não apresenta excesso de peso, e esse é outro ponto positivo de se exercitar ao ar livre, já que quem pratica exercícios em tais espaços tende a perder mais calorias.

Existe também uma relação com o ambiente, já que a pessoa se distrai com ele e não foca tanto no cansaço ou nos sinais apresentados por seus músculos, ou seja, correr 30 minutos ao ar livre pode ser melhor do que fazer a mesma atividade pelo mesmo período de tempo em uma academia.

De acordo com John Porcari, um fisiologista de exercícios da Universidade Wisconsin-La Crosse, foi feito um estudo em que um grupo atravessou um campo virtual e correu contra outras pessoas e que o desempenho do primeiro grupo foi 12% melhor, graças ao fator distração.

4 - Melhoria na autoestima

O estímulo trazido pela natureza também impacta o cérebro de diferentes maneiras. É isso o que se concluiu em um artigo publicado no periódico Environmental Science & Technology.

Pesquisadores britânicos comprovaram que praticar exercícios ao ar livre melhora a autoestima e também o humor. Além disso, refrescar ar puro, ver as cores e ouvir os sons da natureza atuam como estímulos positivos que atingem os praticantes de exercícios físicos ao mesmo tempo.

A junção desses fatores faz com que as atividades físicas sejam ainda mais interessantes e proveitosas, o que pode até mesmo influenciar em sua continuidade a longo prazo.

5 - Menor impacto no bolso

Quem se exercita ao ar livre não precisa pagar pela matrícula e mensalidade de uma academia tradicional, o que pode ser um peso considerável no orçamento, principalmente de acordo com o tipo de estabelecimento escolhido.

As opções podem iniciar em circuitos de caminhada e corrida encontrados em parques e praças, bem como na possibilidade de correr nas ruas e quarteirões, o que é ótimo para a saúde.

Os exercícios podem ser feitos nas academias ao ar livre localizadas ao redor de todo o Brasil, em um número que, felizmente, está em crescimento na iniciativa pública, além de aparecer na iniciativa privada, como em clubes e empresas.

Seja qual for a opção escolhida, é certo que isso trará uma economia importante ao seu bolso, o que é benéfico principalmente ao aliar todas as vantagens vistas anteriormente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.