Audiovisual brasileiro

Jair Bolsonaro considera eliminar a Agência Nacional do Cinema

Presidente teria considerado absurdos os projetos aprovados pela agência.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
A Ancine foi criada em 2001.
A Ancine foi criada em 2001. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro quer fazer mudanças drásticas na Agência Nacional do Cinema (Ancine). De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de de S. Paulo, entre as medidas possíveis, ele cogita extinguir o órgão oficial ou, então, transferi-lo para a Secretaria de Comunicação (Secom), dentro do Ministério da Cidadania.

A insatisfação de Bolsonaro tem relação com os projetos aprovados pela Ancine, que o presidente julga como absurdos. Um exemplo é o reality "Born to Fashion", cuja premissa é revelar modelos trans. Outra preocupação do presidente estaria também na disputa de cargos dentro da área da cultura.

A decisão sobre o futuro da Ancine deve ser tomada ainda nesta quinta-feira (18), quando Bolsonaro se encontrará com o ministro da Cidadania Osmar Terra.

A Ancine, que é uma agência reguladora com a função de fomentar e fiscalizar as produções cinematográfica e videofonográfica no Brasil, foi criada em 2001.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.