BRASIL - A chegada do Outono significa o início das grandes variações de temperatura e da baixa umidade. Esses fatores, juntamente com a poluição, são considerados alguns dos responsáveis pelo aumento dos índices de doenças respiratórias durante essa época do ano. De acordo com Ricardo Souza Queiroz, alergista e imunologista, os problemas mais frequentes nesse período são a asma, as rinites e as sinusites.
Quando o tempo está seco, a mucosa nasal fica ressecada e passa a não filtrar corretamente o ar, cheio de partículas poluentes e alergênicas, que vai aos pulmões. Em muitos casos, as pessoas já têm uma predisposição genética às alergias respiratórias, então quando são expostas a esses fatores, elas são desencadeadas e geram uma reação do sistema imunológico, que inclui o corrimento nasal e o lacrimejamento.
Geralmente, a manifestação de alergias ocorre durante a infância, quando a criança é exposta a agravantes, como a presença de ácaros, fungos e pelos de animais. No caso da rinite, o fator hereditário influencia na manifestação dessas alergias. O especialista explica que, se um dois pais tiver a doença, a chance de os descendentes terem é de 30%, mas se ambos os pais tiverem rinite alérgica, a chance já aumenta para 70%. “Isso torna os filhos mais sensível à detecção de elementos alergênicos, aumentando as chances do desencadeamento da doença”, diz.
Uma boa noite de sono, a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada e rica em Vitamina C são elementos que podem ajudar a melhorar a imunidade e, consequentemente, evitar ou amenizar o grau de intensidade dessas doenças. Além disso, o especialista ainda dá outras dicas para aproveitar essa época do ano com saúde e disposição:
- Reforce a hidratação
- Deixe janelas abertas para o ar circular
- Lave o nariz com soro fisiológico
- Passe álcool gel nas mãos sempre que sair de transportes públicos
- Ande sempre com um colírio à disposição
- Evite ambientes fechados e com grande concentração de pessoas
Saiba Mais
- Médico Alerta sobre doenças ligadas ao aparelho digestivo
- Hidradenite supurativa: doença na pele pouco conhecida pode levar à depressão, isolamento social e ansiedade
- Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos
- Brasileiro é primeiro infectado por varíola dos macacos na Alemanha
- Exposição às águas das enchentes exige cuidados imediatos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.