Muitas pessoas, principalmente os homens, sentem sono após o sexo. A boa notícia é que a prática pode ajudar a ter noites ainda melhores. De acordo com estudo da Universidade Central Queensland, na Austrália, a relação sexual antes de deitar pode proporcionar um sono relaxante. Cerca de 64% dos participantes relataram dormir melhor depois de fazerem sexo e atingirem o orgasmo.
Relembre o especial sobre sexo produzido pelo Na Mira
A diferença está no processo de relaxamento do corpo feminino e masculino. Nas mulheres, o orgasmo eleva os níveis de estrogênio, melhorando o sono REM – estágio profundo e restaurador do sono, na qual ocorrem os sonhos. Já nos homens, o orgasmo é responsável por liberar uma substância chamada prolactina, associada à qualidade do sono, permitindo que a pessoa tenha uma noite mais revigorante.
Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, cochilar após a atividade sexual proporciona benefícios ao casal. “Após o ato, ambos ficam mais relaxados, o que contribui para uma boa noite de sono e faz com que o organismo recupere a energia gasta durante a relação”, explica.
Além disso, dormir de conchinha após o sexo também é uma posição muito praticada pelos casais. “A postura diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse. A razão, segundo pesquisas, é porque ao dormir com alguém a pessoa se sente mais segura e o corpo não vê a necessidade dessa substância”, completa a especialista.
Saiba Mais
- Dia do Sexo: especialista explica os benefícios dos hormônios liberados
- Hoje, 6/9, é o Dia do Sexo; veja motivos para comemorar
- Dia do Sexo: Escute a playlist que vai apimentar a sua relação
- Sexóloga dá dicas para aproveitar o Dia do Sexo!
- Perdeu alguma matéria do especial sobre sexo? Clique e veja todas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.