Diversão barata

Férias escolares: veja brincadeiras para se divertir gastando pouco

A proximidade do período de férias escolares deixa surgir logo a pergunta: o que fazer com as crianças?

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
As possibilidades são inúmeras.
As possibilidades são inúmeras. (Divulgação)

SÃO PAULO - A proximidade do período de férias escolares deixa surgir logo a pergunta: o que fazer com as crianças? As possibilidades são inúmeras – viagens, cinema e passeios –, mas tudo vai depender do tempo disponível e, principalmente, das condições financeiras da família. Contudo, o período também pode ser interessante para passar para crianças e jovens conceitos importantes de educação financeira e sustentabilidade.

Estes temas podem ser ensinados de forma lúdica, por meio de conversas e brincadeiras simples. As férias são ideais para essa abordagem, além disso, possibilita uma maior proximidade entre a família. Veja alguns exemplos:

Construção de brinquedos com materiais reutilizados

Quanto do chamado lixo seco - como papéis, garrafas plásticas, embalagens de papelão – sua família joga fora, por semana, por mês, por ano? E o quanto gasta com compras de brinquedos novos para as crianças?

Com materiais simples e de fácil acesso, elas podem aprender que é possível se divertir com o que temos em casa, basta um pouquinho de imaginação e criatividade.

Bilboquê de garrafa pet

Materiais:

1 garrafa PET
1 tampinha de garrafa PET
Barbante
Tesoura
Materiais para enfeitar

Como fazer:
Corte a garrafa PET na altura do gargalo, lembrando uma tacinha.
Corte cerca de 30 cm de barbante
Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta na ponta de garrafa PET
Enfeite o bilboquê e agora é só brincar!

Cai não cai

Materiais:
2 garrafas PET de 2 litros
Canudinhos
Tampinhas de garrafas PET
Objeto com ponta que possa ser aquecido
Tesoura

Como fazer:
Corte o bocal de uma das garrafas PET e o fundo da outra garrafa, que servirá de tampa para o brinquedo.
Usando o objeto com ponta que possa ser aquecido, faça vários furinhos em volta da garrafa PET cortada (faça em fileiras horizontais, para ficar mais fácil). Atenção: um adulto deve fazer este passo, pois há risco das crianças se queimarem.
Para montar o jogo é só “espetar” os canudos nos furinhos e colocar diversas tampinhas de garrafa em cima. Depois tampe com a tampa de PET.
Para brincar cada jogador tem que tirar um palito por rodada, sem deixar cair as tampinhas. Aquele que deixar cair menos tampinhas, ganha o jogo.

Culinária

A maioria das crianças gosta de colocar a mão na massa. Confira receitas especialmente selecionadas para serem feitas por elas (ainda que tenham partes em que seja necessário o auxílio de um adulto). E, com o foco na economia, já que têm no máximo 3 ingredientes:

Panquequinha de banana

Pão de queijo

Bolinho de frango e couve-flor

Docinho de leite ninho

Feira de troca de livros e gibis

O que fazer com os gibis e livros já lidos? Jogar no lixo? Jamais. O que não tem mais uso para nós, pode ter utilidade para outra pessoa.

A ideia dessa atividade é juntar todos esses materiais já consumidos e fazer uma feira de trocas com amigos, parentes, vizinhos e alunos de outras turmas. Assim, todos terão novas histórias para ler e o melhor: sem gastar dinheiro.

Veja mais sugestões no Guia de Férias 2017: Diversão com sustentabilidade financeira garantida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.