RIO DE JANEIRO - O ano de 2017 pode contar com uma série de homenagens póstumas ao poeta Ferreira Gullar - morto no último domingo (4), aos 86 anos. Segundo informações, o documentarista Silvio Tendler programou, para o ano que vem, um projeto híbrido gravado com o famoso poeta, sendo parte longa, parte série de TV.
A inspiração para o projeto está em um dos livros mais famosos do poeta: Poema Sujo. Com a morte de Gullar, o projeto poderá ter o seu lançamento antecipado.
"Estamos estreando no canal a cabo CURTA! uma série de sete programas sobre Gullar, chamada Há Muitas Noites na Noite, e estamos buscando uma nova linguagem para o longa que preparo sobre ele. (...) O filme fica para meados do ano que vem. Material não falta. Já fazem 15 anos de buscas, pesquisas e convivência intensa com o tema", disse o cineasta, em entrevista publicada nesta terça-feira (6), no Omelete.
“Poema Sujo, que trabalho agora para o cinema, foi seu grande desafio na poesia, simbólico de um momento no qual ele, ameaçado de morte, refugia-se na própria memória para sobreviver, física e mentalmente, às ameaças das ditaduras que nos oprimiam. Este livro foi o grande desafio de linguagem de Gullar", acrescentou o cineasta.
Saiba Mais
- Games e Apps: abertas inscrições para Prêmio Ferreira Gullar
- Sarau homenageia Ferreira Gullar neste sábado, em Imperatriz
- Poesia de Ferreira Gullar é tema de ensaio aberto na Galeria Trapiche
- Livro reúne artigos sobre arte, escritos por Ferreira Gullar
- Professora de Zé Doca analisa Poema Sujo, de Ferreira Gullar, em pesquisa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.