A médica oftalmologista, Taís Saraiva, explica que a má higienização das pálpebras, sujeira, resíduo de maquiagem e mãos sujas nos olhos podem causar terçol.
“Nas nossas pálpebras, próximo onde nascem os cílios, temos várias glândulas que produzem líquidos que fazem parte das lágrimas. Por algum motivo, essas glândulas ficam inflamadas e entopem, acumulando o líquido formando uma bolinha, o terçol”, explica a oftalmologista.
A doença não é contagiosa. O sintoma é uma pequena bolinha dolorida no olho, parecida com espinha. A recomendação é não tentar espremer o terçol. Para tentar amenizar a dor, o paciente pode fazer compressa com água morna e procurar o médico para o diagnóstico.
Em casos mais graves, a inflamação do terçol pode se transformar em calázio. Taís Saraiva explica que calázio é um pequeno tumor que precisa de cirurgia para ser removido.
Ouça a entrevista completa:
Saiba Mais
- Aumento de números de casos de Influenza requer vacinação contra a gripe
- SUS realiza primeiras infusões com tratamento inovador para crianças com AME
- Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal
- Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
- Pesquisa mostra que faltam equipes completas 24 horas em maternidades
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.