Curiosidade

Mundo curioso: do que são feitas as lágrimas?

Elas ajudam a limpar todas as impurezas que possam estar atrapalhando nossa visão.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL – Quando choramos, expressamos nossos sentimentos em sua forma mais autêntica. Mas, de onde será que vem tanta lágrima? Na verdade, nossos olhos têm uma constante necessidade de lubrificação para manter sua proteção em dia, além de ser importante para que haja a troca do metabolismo da córnea.

Nossas glândulas lacrimais não produzem lágrimas apenas quando extravasamos nossas emoções, mas estão o tempo inteiro em produção, seja quando abrimos o berreiro, quando os olhos estão irritados devido à alguma partícula estranha ou quando estamos sonolentos e bocejamos, por exemplo.

O processo ocorre mais ou menos como uma represa, que consegue se manter cheia durante longos períodos, mas basta um estímulo cerebral a mais para transbordar. O fato é que as lágrimas são um verdadeiro colírio natural para nossos olhos e é graças a elas que nós conseguimos manter a saúde de nossos olhos e protegê-los de todos os corpos estranhos.

A primeira função da lágrima é ser uma espécie de condutor que leva elementos químicos para todo o metabolismo de nossos olhos até chegarem à córnea. A partir daí, as lágrimas ficam então responsáveis pela oxigenação da córnea.

As lágrimas também ajudam a limpar todas as impurezas que possam estar atrapalhando nossa visão ou que possa comprometer a saúde de nossos olhos mais tarde. O responsável por essa limpeza e proteção a mais é um agente bacteriostático que leva o nome de lisosina e que está presente em grandes quantidades nas lágrimas.

A lágrima é formada por proteínas, lipídios e mucina e seu gosto salgado é assim exatamente por conta dos sais que ajudam a manter o equilíbrio do corpo, funcionando também como antisséptico e atuando na prevenção contra possíveis infecções por bactérias e fungos.

Além disso, as lágrimas ainda apresentam outras substâncias, enzimas, óleos e anticorpos, sendo compostas, basicamente, por três diferentes camadas: a camada externa e gordurosa, que impedem a evaporação em excesso; a camada intermediária, que se parece com a água, define o aspecto aquoso das lágrimas e lubrifica o globo ocular; e a camada mais interna, que entra em contato direto com a córnea, produzida a partir de uma substância mucosa que possibilita uma maior aderência das lágrimas sobre a superfície ocular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.